As cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Guararema, Ferraz de Vasconcelos, Arujá e Poá intensificam ações de acolhimento e assistência para pessoas em situação de rua durante este inverno. Por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, os serviços incluem alimentação, serviços de higiene, acolhimento e orientação psicológica. Além disso, os municípios contam com as campanhas para o recebimento de doações de roupas e cobertores. 

Segundo a Prefeitura de Mogi, os trabalhos estão sendo feitos desde 1° de junho, com a Operação Inverno, que consiste na abertura do Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos para receber pessoas em situação de rua, extensão dos horários de trabalho das equipes de abordagem e também aumento no número de vagas nas unidades de acolhimento permanente. Os animais de estimação das pessoas em situação de rua também são acolhidas no ginásio, que conta com 30 vagas por noite, oferecendo pernoite, acesso à higienização, alimentação e roupas, conforme doações. A acolhida começa às 19h30 e segue até às 7 horas do dia seguinte, com um café da manhã. 

Além disso, de acordo com a Prefeitura, o Fundo Social continua com a campanha "Inverno Solidário" para a arrecadar cobertores e agasalhos novos ou em perfeito estado. Também são aceitos meias, toucas, luvas, além de roupinhas, mantas e outras peças para pets. As entregas podem ser feitas na sede do Fundo Social, que fica no primeiro andar do prédio-sede da Prefeitura de Mogi, ou então nos pontos de coleta parceiros (https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/fundo-social/inverno-solidario). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143. 

Suzano 

Em Suzano, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informou que vem realizando, inclusive de madrugada, abordagens às pessoas em situação de rua para ofertar o serviço de acolhimento. Caso a opção não seja aceita, são entregues mantas para este público. Segundo a pasta, nos últimos dias, todas as vagas dos dois locais de acolhimento foram preenchidas, por isso, os locais podem ampliar temporariamente sua capacidade. No Centro Social Bom Samaritano, o atendimento ocorre a qualquer hora do dia, e na Casa de Passagem, a partir das 17 horas.

Ainda segunda a pasta, a Campanha do Agasalho, foi finalizada no dia 3 de agosto após quatro meses. De acordo com o Fundo Social de Solidariedade, foram arrecadadas 590 mil peças no período, já distribuídas nos 35 Bazares Solidários realizados em toda a cidade desde maio. Ao todo, 12,5 mil famílias foram atendidas. O órgão municipal, porém, ainda recebe doações de roupas, calçados e cobertores, como também de fraldas, alimentos, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no Paço Municipal (Rua Baruel, 501, sala 224 – Centro). O telefone é (11) 4745-2195.

Itaquá

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquá, destacou que as ações da Operação Inverno ocorrem desde o dia 15 de junho, oferecendo acomodações no Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias para pessoas em situação de rua em dias de queda de temperatura. O espaço possui cinco dormitórios com capacidade para até 50 camas, cinco banheiros, salas de atendimento psicológico, espaço administrativo, área de convivência, cozinha, refeitório e um canil para abrigar animais dos atendidos. 

Segundo a administração municipal, a campanha de inverno "Um gesto que aquece, doe um cobertor" foi finalizada e foram arrecadadas 8.710 peças que foram doadas para ONGs e instituições da cidade. Entretanto, quem ainda quiser fazer sua doação, pode contribuir indo à sede do Fundo Social (rua Ver. José Barbosa de Araújo, 197 - Vila Virgínia) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Ferraz 

Em Ferraz, segundo a Prefeitura, a Secretaria de Assistência Social conta com o Serviço de Acolhimento Institucional de Adultos e Famílias (Saiaf), que presta atendimento à população de rua, fornecendo alimentação e acolhimento para pernoite, com cerca de 30 vagas, 24 horas por dia. 

Já a campanha “Aquece Ferraz”, continua arrecadando cobertores e roupas de frio até o dia 27 de setembro. Segundo o Fundo Social da cidade, foram distribuídas 40 mil peças de roupas e mais de 400 cobertores. “Para ajudar quem mais precisa em dias de frio intenso, a população pode doar roupas de frio, cobertores e peças de inverno em bom estado. Basta buscar um dos pontos de coleta distribuídos pela cidade: escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), igrejas, comércios, empresas, Paço Municipal, ou diretamente no Fundo Social de Solidariedade, localizado na Rua Santa Catarina, 330, na Vila Romanopolis. O órgão também está disponível pelo telefone 4678-4018”, informou em nota a Prefeitura de Ferraz. 

Guararema

De acordo com a Prefeitura de Guararema, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, por meio das equipes de orientações sociais do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), realizam abordagens para identificação de pessoas em situação de rua e a possibilidade de retorno ao convívio de familiares e encaminhamento para a rede de serviços. No período do inverno, o CREAS, em parceria com o Fundo Social, está arrecadando cobertores e agasalhos até o fim deste mês. As doações recebidas são repassadas para pessoas em situação de rua. O ponto de coleta está na sede do Fundo Social, localizado na rua Dona Laurinda, 193, Centro.

Arujá

Em Arujá, a Secretaria Municipal de Assistência Social também intensificou os esforços no acolhimento das pessoas em situação de rua, abrindo as portas de um abrigo temporário para o acolhimento noturno com o  Projeto “Acolher”. O espaço possui estrutura para atender 20 vagas, com alimentação, fornecimento de cobertores e kits de higiene individuais, além do mapeamento e encaminhamento necessário para a rede de proteção socioassistencial.  O projeto tem duração de 90 dias, podendo ser ampliado para acompanhar as baixas temperaturas. 

Poá 

Segundo a Secretaria de Assistência Social de Poá, cerca de 85 pessoas passaram pelo serviço de acolhimento da cidade no período de um mês. Foram distribuídas aproximadamente 15 mil peças, por meio do programa Bazar Solidário, que realizou a doação de roupas no CRAS, CREAS e Casas de Cursos. A pasta ainda afirmou que nos últimas dias houve ampliação de mais 15 vagas de acolhimento, totalizando 45 vagas na cidade.


*Texto supervisionado pelo editor.