O atendimento da Carreta da Mamografia, em Suzano, teve início na última segunda-feira (05). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o equipamento que está localizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Manuel Evangelista Oliveira, no Jardim São José, realizou 43 exames no primeiro dia. A Carreta da Mamografia permanecerá no local por 15 dias, distribuindo ao menos 45 senhas em cada um deles.

De acordo com a pasta, a ação faz parte do projeto “Saúde Itinerante”, que será realizado durante dois meses no município. O objetivo da pasta é tornar mais acessível a realização de exames de imagem para a população das regiões norte e sul. A previsão é realizar 2 mil mamografias e 1,2 mil ultrassonografias de diversas especialidades, atendendo pacientes já agendados pelo setor de Regulação da Secretaria de Saúde, conforme demanda registrada na unidade. 

Nesta primeira quinzena, os trabalhos ficarão concentrados exclusivamente na USF do Jardim São José (rua Turquia, 501), com distribuição de senhas a partir das 7h30 e realização de exames até as 17 horas. No dia 19 de agosto, o equipamento parte para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Isack Oguime, no Parque Maria Helena (rua Doutor Adhemar Pereira de Barros, 147), com o mesmo horário de atendimento. Em setembro, o projeto atenderá bairros da região sul.

Ainda segundo a pasta, o atendimento às mulheres de 50 a 69 anos será feito sem necessidade de pedido médico. Elas devem apresentar apenas documento de identidade com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Já os exames em mulheres entre 35 e 49 anos e acima dos 70 anos serão feitos com pedido médico e documentos citados. 

A secretaria informou ainda que no dia do exame deve ser evitado o uso de cosméticos como desodorante, creme e talco. Também recomenda-se a realização do exame entre o 5º e o 10º dia após a data de início da última menstruação. Caso a paciente tenha feito algum exame de contraste venoso, deve ser aguardado um período de 48 horas antes da mamografia. Em geral, esse procedimento também não é feito em gestantes e lactantes.

“O equipamento facilita o acesso a estes importantes exames que podem detectar alguma anormalidade no corpo. As mulheres devem chegar cedo para garantir a senha. A prevenção é o melhor caminho para evitar um cenário mais grave”, afirmou o secretário Diego Ferreira. 


*Texto supervisionado pelo editor.