A Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras, a AMHAL, realiza neste domingo, dia 1 de setembro, uma cerimônia especial para a posse de cinco novos membros. O evento acontecerá às 15 horas, na Igreja das Ordens Primeira e Terceira e Convento do Carmo, localizada na rua São João, região central de Mogi das Cruzes.

Os novos acadêmicos são o artista plástico Antônio Lúcio de Lima, que ocupará a cadeira de Ilazir Maria de Sales; o maestro Cléber Felipe Harmon, que tomará posse na cadeira de Antônio Mármora Filho; o escritor Roberto Bordin, na cadeira de Inocêncio Candelária; o escritor e historiador Rosival dos Santos (Rouxinol), que assumirá o lugar de Abib Neto; e a escritora e poetisa Sueli M F Canfora, substituindo Nelson Albissú. 

Segundo o presidente da AMHAL, o escritor João Anatalino Rodrigues, o evento é importante para o enriquecimento do patrimônio cultural de Mogi das Cruzes. Fundada em 1º de setembro de 2016, a AMHAL conta com 23 membros, que incluem artistas plásticos, escritores, jornalistas, publicitários, historiadores, teatrólogos e outros profissionais da área cultural.

Os acadêmicos são escolhidos através dos seus currículos e de seus trabalhos nas áreas de história, artes, letras, música, artes plásticas, literatura e comunicação. Uma comissão nomeada pela presidência faz a análise dos candidatos e propõe a nomeação. 

AMHAL 

Responsável por ações de incentivo, promoção e produção de obras culturais, a AHMAL está desenvolvendo junto às escolas públicas do município o projeto Jovem Escritor, destinado a descoberta de novos talentos na literatura entre os alunos do ensino fundamental. O projeto é realizado em parceria com o Lions Clube de Mogi das Cruzes. Além disso, os acadêmicos estão engajados no apoio às manifestações culturais ligadas à Festa do Divino, e a realização de saraus literários e musicais, que dão oportunidades aos poetas, escritores e músicos de Mogi para apresentarem ao público os seus trabalhos. 

A entidade busca construir um acervo cultural que sirva para comunidade, preservando e incentivando a área cultural da cidade Os patronos vitalícios são Mauricio de Souza, Tirreno Da San Biagio, Botyra Camorim, Sebastião Witter, Isaac Grimberg, Nicanor Paraguassú, Nelson Albissu, Maestro Antonio Marmora Filho, entre outros. 

*Texto supervisionado pelo editor.