Após 12 anos desde que surgiu a ideia, o filme ‘MIRAGENS’, que mostra as visões e sentimentos de quem passa pelo processo da paixão, terá sua pré-estreia nesta sexta-feira (2). O evento será às 19 horas, na Escola de Artes AJPS, no bairro Cezar de Souza, em Mogi das Cruzes. O blog de poesia de Bruno Lopes foi a inspiração para a criadora e diretora artística do curta-metragem, Ana Victoria Advincola Roriz. 

De acordo com Ana Victoria, o filme propõe ao público um passeio em ambientes urbanos e naturais de Mogi, através de vídeos feitos em diferentes pontos da cidade. No curta, os poemas de Bruno são narrados, enquanto são interpretados pelo elenco com o corpo. O projeto tem o apoio da Associação Cultural Quântica Laboratório de Arte Contemporânea e o lançamento oficial será no dia 9 de agosto no canal do Quântica Teatro Laboratório no YouTube, às 19 horas. 

Segundo a diretora, ela e Bruno se conheceram pelo Facebook há mais de 10 anos. Após interagir nas publicações, ele enviou cinco poemas para serem trabalhados no teatro ou na área audiovisual. Os textos, segundo ela, ficaram guardados durante anos e, neste período, concluiu o curso de Música pela Etec de Artes e passou pela transição de gênero. Anos depois, quando começou a trabalhar com dublagem, ela decidiu inscrever o projeto de filme no Programa de Ação Cultural (ProAC). 

No processo criativo do curta-metragem, a diretora recebeu o apoio da família e de professoras de dublagem e teatro para superar desafios como a despedida do namorado que viajou para o Japão a trabalho, e o diagnóstico tardio de autismo. 

"É um filme de arte e a gente fala principalmente sobre a paixão. O meu maior desejo é que quem assistir possa sentir essa paixão, se lembrar como é se apaixonar. A angústia, o desejo, o sonho", acrescentou a diretora, que se inspirou em filmes que admira, como 'A Cor da Romã' e 'O Lamento da Imperatriz'. 

Ana Victoria agora finaliza o processo de registro na Agência Nacional do Cinema (Ancine), pois pretende inscrever o projeto em festivais e mostras nacionais e internacionais. Durante a pandemia, a artista realizou outros trabalhos audiovisuais, com destaque para o projeto independente "Teatro da Peste", que foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo. 

A pré-estreia marca um momento especial. "É uma sensação que eu ainda não sei nomear. A AJPS é pra sempre a minha segunda casa. Voltar lá pra oficina que estava prevista no projeto foi muito especial, e agora eu volto com o meu primeiro curta-metragem", finalizou a diretora. A Escola de Artes AJPS está localizada na rua Catarina Carrera Marcatto, 740, em Cezar de Souza, e o telefone para contato é o (11) 4792-8139.

Equipe do curta
 
Artista-criadora e direção artística: Ana Victoria
 Poemas: Bruno Lopes
 Artistas convidados: Erick Pimentel, Júpiter, Vinnycias
 Direção de Locução: Amanda Moreira
 Gravação e Mixagem de Som: Ric Parma
 Captação de Imagens: Paulinho Ferreira e Evandro Maia
 Fotografia: Danilo Duvilierz
 Edição e Montagem: Ana Victoria
 Produção: Grupo Quântica Teatro Laboratório
 Realização: Associação Cultural Quântica Laboratório de Arte Contemporânea
 Apoio Cultural: Escola de Artes AJPS


*Texto supervisionado pelo editor

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98.