Com a queda nas temperaturas, as cidades de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, Poá, Arujá e Santa Isabel, por meio  da Assistência Social, estão reforçando as ações de acolhimento e atendimento às pessoas em situação de rua. Os serviços contam com apoio psicológico, alimentação, banheiros e doação de roupas. Um diferencial fornecido pelas cidades de Mogi e Itaquá é o suporte e acolhimento também para animais.  

Os trabalhos começaram desde 1° de junho em Mogi, com o lançamento da campanha  'Operação Inverno', na qual o Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos fica aberto para acolhimento emergencial de pessoas em situação de rua. O atendimento acontece das 19h30 às 7 horas, com 30 vagas a cada noite. São fornecidas camas, acesso a higienização, alimentação e roupas conforme doações recebidas pelo Fundo Social da cidade.  

O horário de atendimento às pessoas em situação de rua também foi ampliado, as equipes passam a atuar das 7 às 22 horas, inclusive durante finais de semana e feriados. O município também conta com outros cinco locais de atendimento durante todo o ano, com 146 vagas no total.  

Em Itaquá o acolhimento foi ampliado de 30 para 60 vagas. O espaço destinado ao serviço conta com dormitórios, banheiros, cozinha, área de convivência, sala de atendimento psicológico, refeitório e canil, abrigando também animais. A cidade também realiza a 'Operação Noites Frias' quando as temperaturas são inferiores a 13 graus. Nesses casos, uma equipe de assistência social aborda pessoas em situação de rua oferecendo atendimento e acolhimento.  

Suzano também oferece acolhimento no Centro Social Bom Samaritano e na Casa de Passagem. Nos locais, as pessoas em situação de rua têm acesso a banho, alimentação e orientação social. O município também promove a Campanha do Agasalho, aceitando doações e distribuindo nos bazares solidários da cidade.  

Já Poá faz os atendimentos no Centro de Referência de Assistência Social (Creas), além do centro de acolhimento no albergue municipal, com atendimento para até 30 pessoas. O local possui estrutura para pernoite, alimentação, higiene e suporte. O município também está em fase de implementação junto ao governo estadual, do 'Plano de Inverno', que visa ampliação de 30 para 45 vagas de acolhimento, 24 horas de abordagem social, distribuição de alimentos e cobertores.  

No município de Arujá, o abrigo temporário já está funcionando. Estão previstas 20 vagas e o atendimento ocorre das 19 às 7 horas. Além disso, está em andamento a Campanha do Agasalho – Aquecendo Vidas, que entregará 1.500 cobertores. Santa Isabel, por sua vez, está com a 'Operação Inverno' em andamento, com acolhimento na Casa de Passagem Municipal. Na cidade o acolhimento também foi ampliado, de 16 para 26 vagas.  

A Prefeitura de Guararema informou que estuda uma possibilidade de minimizar os efeitos do frio. As equipes oferecem orientação social e possibilidade de retorno ao convívio de familiares e encaminhamento para redes de serviços. O Fundo Social está com a campanha Inverno Solidário 2024 em andamento, recebendo doações e distribuindo para necessitados. 

 

*Texto supervisionado pelo editor

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98