A revisão do Plano Diretor de Poá será debatida em audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (12), na Câmara. A discussão em ano eleitoral de um documento que estabelece o crescimento planejado da cidade, e sem grande participação popular, é vista com preocupação pelo pré-candidato a prefeito Saulo Souza (PP), pelos vereadores do Partido Progressistas e pelas legendas que integram o movimento “Muda Poá”.

O grupo político questiona o momento inadequado para que o plano, desatualizado desde 2006, seja debatido e votado pelo Legislativo. “Esse é debate muito importante, porque trata sobre o futuro de Poá. Eu, como pré-candidato a prefeito preocupado com a nossa cidade, a bancada de vereadores do PP e o Movimento Muda Poá firmamos nossa posição de que se trata de um momento inoportuno, já que estamos em ano eleitoral, com uma gestão municipal chegando ao fim e sem a credibilidade necessária para debater um tema relevante como esse”, explicou Saulo Souza.

Os vereadores Saul Souza, Beto Melo e Rogério Mathias compõem a bancada progressista na Câmara, enquanto o movimento “Muda Poá” é formado pelo PP, juntamente com o Avante, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Renovação Democrática (PRD).

Participação popular

Outro ponto apontado pelo grupo é a necessidade de promover audiências também nos bairros. “O Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, que não é atualizada desde 1979, são leis importantes que exigem o envolvimento de toda a sociedade civil, de toda a população, por isso defendemos que audiências aconteçam em várias regiões do município, para ampliar ao máximo a participação popular”, acrescentou o pré-candidato a prefeito.

Além da reunião que acontece na noite de hoje, a partir das 18 horas, também está prevista uma segunda audiência no dia 19 de junho, na Câmara.