A concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) promete dar uma nova cara e mais agilidade para o transporte ferroviário no Alto Tietê. Em audiência pública realizada nesta sexta-feira (21/06) com duração de quase 5 horas e muitas opiniões contrárias ao projeto, o governo do Estado apresentou o projeto que prevê, entre outras coisas, reduzir para 3 minutos o intervalo entre os trens em alguns trechos que cortam a região, construir as estações Lajeado, em Ferraz de Vasconcelos, e Cezar de Souza, em Mogi das Cruzes, estender a Linha 12 até Suzano, reconstruir a estações Mogi, Brás Cubas e Jundiapeba, construir uma nova alça de acesso ao viaduto Argeu Batalha e substituir todas as passagens em nível mogianas por passarelas e viadutos. 

A concessão faz parte do programa estadual São Paulo nos Trilhos, que visa fomentar o transporte metroferroviário no Estado, além de não só viabilizar alternativas de transporte sobre trilhos, mas também revitalizar o uso da malha existente, criando soluções sustentáveis para o problema urbanos, como congestionamento. O investimento previsto para a execução dos 40 projetos previstos no plano é de R$ 194 bilhões.

A audiência, que contou com a presença do prefeito de Mogi, Caio Cunha (Podemos), dos vereadores mogianos Edson Santos (PSD), Inês Paz (PSOL), Iduigues Martins (PT) e dos parlamentares poaenses Saul Souza (PP) e Beto Melo (PP), detalhou as ações previstas para as linhas que cortam a região (confira no quadro) e permitiu a manifestação do público presente, que incluiu além de autoridades políticas, membros de sindicatos e entidades, além de usuários das linhas.

O plano apresentado foi elaborado a partir de estudos desenvolvidos pela Assessoria Internacional Finance Corporation (IFC) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nas áreas de modelagem econômica, financeira e jurídica, demanda e receitas acessórias, engenharia, impactos socioambientais, sistema de bilhetagem e análise de riscos.  Sugestões de mudanças podem ser apresentadas até o dia 18 de julho, pelo email consultapublica11.12.13@sp.gov.br.

Conforme informações apresentadas na audiência, a empresa vencedora não receberá por volume de passageiros transportados e sim por viagens e trecho percorrido. A atuação será acompanhada pelo governo do Estado.

 Prazos

Ainda de acordo com o governo do Estado, após a fase das consulta e audiências públicas, que acontecem até julho, em setembro será publicado o edital com os detalhes da concessão e em dezembro está a prevista a realização do leilão. A assinatura do contrato será em março de 2025.


Quadro


Confira as melhorias previstas em cada linha


Melhorias Linha 11 - Coral

Extensão da linha até Cezar de Souza com construção de uma nova estação a 300 metros da avenida Ricieri Marcatto

Reconstrução das estações Mogi das Cruzes, Jundiapeba e Brás Cubas

Conexão entre as estações Mogi e Terminal de Ônibus Central

Construção da estação Lageado, em Ferraz

Demanda atual de passageiros por dia:  525 mil 

Previsão de demanda de passageiros em 2024: 673 mil

Reforma das estações de Ferraz, Poá e Suzano

Ampliação da Estação Calmon Viana

Eliminação das passagens em nível, sendo substituídas por viadutos, passarela 

Redução 4 min no intervalo entre os trens, passando de 7 para 3 entre Guaianazes  e Suzano

 

Melhorias na Linha 12 - Safira

Reconstrução da Estação Itaquaquecetuba

Expansão da linha em 2,7 km - de Calmon Viana até Suzano  

Nova integração com a linha 11 em Suzano

Intervalor entre os trens de 3 min entre as estações Brás e Itaquaquecetuba