A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Habitação, apresentou o balanço da Reurb Continuada, projeto de Regularização Fundiária Urbana, que atingiu a marca de dois mil cadastros sociais realizados. O projeto já foi concretizado em 12 núcleos: Vila Celeste, Amanda Caiuby, Estância Fraternidade, Vicente de Paula, Jardim Guarani, Jardim Ipê, Jardim Caiuby, Santo Ângelo, Jardim São Manoel, Chácara Paciência, Passalacqua e Rua Petrópolis.

Além do cadastro social, a ação oferta outros serviços públicos, como CadÚnico, Sebrae, Sabesp, EDP, Procon, Itaquá Mais Emprego, entrega de absorventes e preservativos, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), planejamento familiar, entre outros.

Com o diagnóstico socioeconômico em mãos, por meio do cadastro social, o projeto avança para sua segunda fase, que é a execução de políticas públicas nos locais. O objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico e o fortalecimento dos moradores.

“Os resultados alcançados até agora com a Reurb Continuada são encorajadores. Já impactamos positivamente a vida de 2 mil pessoas e nosso compromisso continua. Temos muito mais a realizar para assegurar a regularização fundiária e a oferta de serviços essenciais a toda a comunidade”, disse o secretário municipal de Habitação, Celso Serafim.

Núcleos

Inicialmente, o projeto está atendendo os 44 núcleos da cidade que estão em processo de regularização fundiária, ou seja, 30 mil lotes e cerca de 100 mil pessoas. Os próximos núcleos a receber os serviços são: Vila Japão, Vila Maria Augusta, Nossa Senhora D’ajuda, Marengo e Dilly. As datas ainda serão confirmadas.

"Estamos ansiosos para que o projeto chegue em todos os núcleos e assim ajudar o maior número de pessoas possível com os serviços que muitas vezes estão longe da população", acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.