O Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira - Tuta, no Mogilar, foi palco de uma vibrante jornada esportiva na última sexta-feira (7) com as finais do campeonato de Queimada da 2ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas de Mogi das Cruzes. Quatro escolas entraram em quadra para a disputa de duas semifinais, decisão de terceiro lugar e a final. O título terminou de forma emocionante nas mãos dos alunos da EM Desembargador Armindo Freire Mármora (Vila Nova Aparecida).

"Estou orgulhosa de todos os alunos, educadores e profissionais envolvidos na 2ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas. Este evento não apenas promove a prática esportiva, mas também fortalece os laços comunitários e os valores fundamentais do esporte. Parabéns a todos os participantes e que continuemos a inspirar nossos alunos a alcançarem grandes conquistas por meio do esporte e da educação", afirmou a secretária de Educação, Marilu Beranger.

Na primeira semifinal, a EM Desembargador Armindo Freire Mármora conquistou a vitória após uma partida emocionante contra o Cempre Vereador Ivan Nunes Siqueira (Jardim Oropó). Após um empate no tempo normal e na prorrogação, a vitória veio na "morte súbita", demonstrando o espírito competitivo e a determinação dos pequenos.

Já na segunda semifinal, a EM Dr. Álvaro de Campos Carneiro (Jundiapeba) garantiu seu lugar na final ao vencer a EM Prof. Adolfo Martini (Vila Industrial). Por sua vez, a disputa pelo terceiro lugar viu o Cempre Vereador Ivan Nunes Siqueira ganhar da EM Prof. Adolfo Martini.

Na grande final, a EM Des. Armindo Freire Mármora levou o título ao superar a EM Dr. Álvaro de Campos Carneiro, em uma partida que também foi decidida na "morte súbita". "Foi muito legal, porque é a primeira vez que eu sou capitão e todo mundo ganhou medalha", comemorou Talles Gabriel de Oliveira Ávila, de 10 anos, capitão da equipe vencedora.

"Organizar e acompanhar o campeonato é a parte mais divertida. Eles chegam na maior expectativa, não dormem à noite e ficam na ansiedade pelo jogo. Estamos aqui pela diversão, que é o principal intuito da competição", destacou Ana Carolina Faber, técnica pedagógica do Departamento Pedagógico (DEPED) da Secretaria de Educação e responsável pela organização da 2ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas de Mogi das Cruzes.

As quatro escolas semifinalistas foram agraciadas com troféus, celebrando o esforço e a dedicação de cada participante. Essa experiência vai além das quadras e marca não só as crianças, mas também os pais, que testemunharam o comprometimento e a emoção de seus filhos durante o evento. "É o primeiro esporte que vimos ela jogar. É emocionante. É o primeiro campeonato dela. Falamos para ela que o que importa é a competição", compartilhou Thiago dos Santos, pai de Ana Julia Oliveira dos Santos, de 10 anos, da EM Prof Adolfo Martini, que terminou na quarta colocação.

Essa é a terceira modalidade desta edição da 2ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas de Mogi das Cruzes, que começou em abril, mobilizando mais de 4 mil alunos da rede municipal de ensino. Até outubro, serão disputadas as modalidades de xadrez, queimada, judô, basquete 3x3, futsal, esportes de precisão PCD e esportes de demonstração. O campeonato é uma parceria da Secretaria de Esporte e Lazer e dos departamentos da Secretaria de Educação, além do apoio da Secretaria de Saúde.