O Bunkyo de Mogi das Cruzes prepara uma série de ações especiais para celebrar os 116 anos da Imigração Japonesa no Brasil, comemorados nesta terça-feira (18). Entre os destaques da programação está a missa campal, que será no próximo domingo (23), às 10 horas, na Praça dos Imigrantes, na região central da cidade. 

Em Mogi, segundo presidente do Bunkyo, Frank Hiroshi Tuda, os primeiros imigrantes japoneses chegaram algum tempo depois, no ano de 1919. Por isso, são comemorados também os 105 da Imigração Japonesa na cidade, com apresentações culturais, exposições, palestras e homenagens a herança cultural e histórica da comunidade japonesa no município. A programação completa deve ser divulgada em breve, e inclui nos dias 17 e 18 de agosto a realização do Tanabata Matsuri, no Centro Esportivo do Bunkyo, no bairro Porteira Preta. 

Para Tuda, o Dia da Imigração Japonesa é um marco significativo para a comunidade no Brasil. “É uma oportunidade de celebrar a história, as contribuições e a integração dos imigrantes japoneses no tecido social, econômico e cultural do país. Este dia nos permite refletir sobre o legado dos pioneiros e a importância de preservar e transmitir essas tradições para as futuras gerações”, comentou. 

Há mais de cem anos em Mogi, a comunidade japonesa tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento da cidade. Segundo o presidente do Bunkyo, os imigrantes japoneses contribuíram significativamente para a agricultura local, principalmente no cultivo de hortaliças e flores, além de empreenderem em diversos segmentos. “Hoje, a comunidade continua a ser uma força ativa na economia local, em setores como comércio, indústria e serviços, e principalmente na culinária japonesa, além de promover a cultura e os valores japoneses, enriquecendo o multiculturalismo da cidade”, ressaltou.

Abraçada pelos mogianos, a cultura japonesa desperta o respeito e o interesse pelas tradições e costumes. “Fomos recebidos de braços abertos pelos mogianos. A aceitação e apreciação da cultura japonesa têm crescido substancialmente ao longo dos anos”, avaliou Tuda.

Cultura japonesa 

Ao longo de sua história, o Bunkyo tem como objetivo preservar e promover as tradições culturais japonesas em Mogi, com festividades já tradicionais, como o Akimatsuri, Furusato Matsuri e o Tanabata Matsuri, além de eventos esportivos, como o Undokai. “Buscamos constantemente envolver as novas gerações para garantir que esses valores e tradições continuem a ser valorizados e perpetuados”, acrescentou.

Saiba mais sobre o Bunkyo – Associação Cultural de Mogi das Cruzes no site - https://bunkyo.com.br/ 


*Texto supervisionado pelo editor. 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98