O Governo do Estado de São Paulo e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entregarão, na próximas segunda-feira (01/07), as obras civis para adequação de acessibilidade da Estação Eng. Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, que atende a Linha 12-Safira. Com investimento de R$ 43 milhões – valor reajustado do contrato, serão beneficiados quase 8 mil passageiros que utilizam diariamente a estação.

As obras de reforma e adequação da estação foram iniciadas em fevereiro de 2022 e contemplaram melhorias como o alteamento da plataforma e instalação de novo piso; remanejamento da via permanente para diminuir o vão entre os trens e as plataformas; implantação de uma nova passarela coberta com elevadores para atender as plataformas 1 e 2/3; substituição da antiga passarela metálica por uma nova com cobertura; além de banheiros acessíveis, nova iluminação, sonorização e câmeras de segurança, sistema de combate a incêndio e a construção de um bicicletário.

Também foram construídas novas salas operacionais e banheiros para os empregados da estação, implantação de nova bilheteria blindada e um Sala de Supervisão Operacional (SSO).

O acesso da estação foi totalmente reformado com a implantação de novas escadas, rampa acessível, além de melhorias nas calçadas externas e paisagismo.

Todas as intervenções atendem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e legislação vigentes de acessibilidade, NR 24 e normas do Corpo de Bombeiros, incluindo o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Linha 12-Safira

A Linha 12-Safira da CPTM transporta, em média, 262 mil passageiros por dia (média de junho de 2024) em seus 39 quilômetros de extensão e 13 estações. Ligando a Estação Brás a Calmon Viana, no município de Poá, a linha atende bairros da região do extremo leste da capital paulista e Itaquá. 

O Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) qualificou a Linha 12, assim como as Linhas 11 e 13 de trens urbanos para serem concedidas à iniciativa privada. O projeto, atualmente em consulta pública, prevê a reconstrução da estação Itaquaquecetuba e a reforma de outras seis estações. Haverá ainda a expansão do serviço de Calmon Viana até Suzano, conectando o ramal à Linha 11-Coral. Os investimentos totais para a concessão das Linhas, que formam o Lote Alto Tietê, somam R$ 12,5 bilhões, segundo o governo do Estado.