Após faltar imunizantes encaminhados pelo governo estadual na região, Suzano, Poá e Mogi das Cruzes voltaram a aplicar a vacina contra a dengue em crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. O Alto Tietê, inclusive, registrou mais duas mortes pela doença, chegando a 18 óbitos desde o início do ano.

De acordo com a Prefeitura de Suzano, a cidade recebeu cerca de 3 mil doses que estão distribuídas para as 24 unidades de saúde da rede municipal. A aplicação, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, foi retomada nesta quinta-feira (09/05). Pais e responsáveis devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo munidos da caderneta de vacinação, comprovante de endereço, além de um documento de identificação com foto, CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Desde o início, já foram aplicadas em Suzano 8.197 doses do imunizante QDenga, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma, contemplando cerca de 42,67% do total de munícipes de 10 e 14 anos.

Em Mogi das Cruzes, onde aproximadamente 30% do público-alvo foi imunizado, as doses voltaram a ser aplicadas nesta sexta-feira (10/05), após o recebimento das mesmas no último dia 8. “Foram aplicadas 12.041 doses do primeiro lote e ontem (8/5) chegaram mais 4.761 doses que serão disponibilizadas a partir de amanhã 10/5 em todos os postos de saúde”, detalhou o município em nota. 

A vacinação em Poá será retomada hoje também, após receber do Governo do Estado mais 1.105 doses para imunizar crianças e jovens com idade entre 10 e 14 anos. O atendimento será em todas as Unidades Básicas de Saúde e funcionará de segunda a sexta, das 8h30 às 15h30.  
Na primeira fase, segundo a Prefeitura, Poá recebeu 2.834 doses e atendeu 72,12 % das crianças com 10 e 11 anos e 9,08 %, entre 12 a 14 anos.

Itaquá

Itaquaquecetuba, por sua vez, destacou que não houve interrupção no calendário vacinal no município. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram aplicadas 9.678 doses da vacina contra a dengue até o momento, o que representa 35% do público-alvo.

Mortes

O Alto Tietê já soma 18 mortes causadas pela dengue desde o início de 2024. A doença foi confirmada em mais de 13 mil pessoas, sendo Mogi das Cruzes as cidades com mais óbitos, com seis no total, seguidas por Suzano, com cinco, Ferraz de Vasconcelos, Itaquá e Santa Isabel, com dois, e Guararema com um registro.

De acordo com a Prefeitura de Mogi, as duas novas vítimas foram uma mulher de 38 anos, moradora na Vila Natal, que faleceu na UPA Oropó no último dia 19; e uma senhora de 82 anos, moradora na Vila Industrial, com comorbidades, que faleceu no dia 4 de maio no Hospital Municipal. 


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98