A Secretaria Municipal de Planejamento de Itaquaquecetuba, junto com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encerrou na última quarta-feira (15) na Câmara Municipal a última etapa para a conclusão do Plano Diretor Estratégico (PDE), que tem o objetivo de estabelecer as prioridades do município para os próximos dez anos. Durante a terceira audiência pública, realizada no plenário da Casa de Leis, a população teve a oportunidade de opinar e colaborar para a revisão do plano.

“Ao longo de um ano, ouvimos e observamos muita coisa importante durante essa fase de consulta pública. Agradeço à parceria da Fipe, dos membros dos Conselhos do Plano Diretor, dos delegados eleitos nas conferências que foram defensores de temáticas. Nós formamos um exército para fazer cumprir e ajudar a revisar e melhorar sempre as diretrizes para o nosso município”, comentou o secretário municipal de Planejamento, Alexandre Feijó.

O presidente da Câmara, vereador David Ribeiro da Silva (PL), o David Neto, elogiou o trabalho da Secretaria para ouvir a população. “Sei que é um trabalho exaustivo, ouvir as pessoas em cada canto da cidade, mas tenho acompanhado e estou gostando bastante. Este é um trabalho importante para melhorar o nosso município”, ressaltou.

Durante a audiência, o arquiteto e urbanista da Fempi, Marcelo Ignatios, explicou os principais pontos do Plano Diretor. Depois disso, a palavra foi aberta ao público, e os principais temas abordados foram infraestrutura, mobilidade urbana, habitação, meio ambiente, produção de alimentos, segurança, educação e saúde.

A audiência contou com a presença do vereador Mário Lúcio da Silva (PSD), o Mário Charutinho; do chefe de Gabinete, Rogério Tarento; do secretário municipal de Habitação, Celso Serafim; e do secretário municipal de Turismo, Douglas Freire; além de colaboradores da Fempi.

De acordo com Alexandre Feijó, as reuniões e audiências se encerraram, mas a população ainda pode colaborar com a revisão pela internet, acessando o link www.itaquaquecetuba.sp.gov.br/plano-diretor. Em algumas semanas, o Plano Diretor deverá ser finalizado e entregue à Câmara para análise, discussão e votação dos vereadores.