Na manhã do último sábado (06), o Bunkyo Associação Cultural de Mogi das Cruzes fez a abertura do 37° Festival de Outono 2024, o Akimatsuri. O Festival foi iniciado por uma cerimônia de abertura, que contou com a apresentação de dança japonesa e da tradicional cerimônia do Kagami Waki (Quebra do Taru), onde as autoridades quebram os barris de saquê com um martelo.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

O presidente da Bunkyo Associação Cultural de Mogi das Cruzes, Frank Tuda, fez um discurso de abertura, onde agradeceu a todas as autoridades e representantes do poder público que colaboraram com a realização do evento. “Eu estava muito ansioso, pois este é um trabalho de muita gente e principalmente dos apoios que temos. Gostaria de agradecer, pois hoje é humanamente impossível fazer um evento deste porte sem o apoio institucional e financeiro”.

O presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Francimário Vieira Farofa (PL), que representou o Legislativo Municipal, exaltou a organização do evento e a visibilidade japonesa que existe na Câmara e na cidade. Em seguida, Farofa passou a palavra para o vereador Pedro Komura (Rep) por conta de sua representatividade dentro da colônia japonesa.

Komura exaltou a importância cultural do Akimatsuri e enalteceu a força da colônia japonesa no município, sobretudo na zona rural. “O Akimatsuri representa a tradição da cultura japonesa e mostra toda a força da economia e da zona rural do nosso município. E a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes é o elo  entre o poder público e a comunidade e trabalha sempre para levar melhorias à zona rural e aos nossos produtores”, afirmou

O deputado federal Rodrigo Gambale (Pode) enalteceu o alcance e a relevância cultural do Akimatsuri. “É uma festa que consegue atingir tudo o que é cultura gastronômica e religiosa e leva mais à frente o agronegócio. É uma festa completa, uma das maiores do Brasil que celebra toda imigração japonesa no Brasil”

“São trinta e sete anos de uma história riquíssima, que teve a participação direta de muitos mogiano. Estar aqui é motivo de grande alegria e satisfação. Esses eventos da colônia japonesa fazem parte da nossa história e da nossa cultura. Enquanto for deputado serei parceiro”, complementou o deputado estadual Marcos Damásio (PL).

Por fim, o prefeito Caio Cunha (Pode) enalteceu a troca cultural que existe no município e toda expressão cultural japonesa refletida no Festival. “É muito especial o que está acontecendo hoje. Estamos reforçando cada vez mais a parceria com o Bunkyo para a realização do Akimatsuri. Fica muito claro o quanto a comunidade japonesa nos abençoou neste último centenário, com essa sua lealdade e espírito de respeito e força”.

Também estiveram presentes na cerimônia os vereadores Edinho (PP), Edson Santos (PSD), Fernanda Moreno (MDB), Iduigues Martins (PT), prof. Edu Ota (Pode), Mauro Yokoyama (PL) e Vitor Emori (PL); O patrono oficial do Festival, Haruhiko Yamamoto; o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi; o coordenador geral do Akimatsuri, Daniel Aoyagui; o diretor da Escola Modelo do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Isao Akiyoshi; o 1º vice-presidente do Bunkyo de São Paulo, Roberto Yoshihiro Nishio, que representou o presidente da entidade, Renato Ishikawa; o diretor da TV Diário, Renato Cocenza; a gerente regional do Sebrae, Gilvanda Figuerôa; o presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes,  Fábio Kazunori Dan; o representante do Faesp/Senar-SP,  Gildo Takeo Saito; o representante do Grupo Sanset, Joji Kimura; o diretor do Sicredi, João Augusto da Rocha; o ex-prefeito Junji Abe; o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiushi (PL); o ex-deputado estadual Luiz Carlos Gondin Teixeira; a secretária municipal de Cultura de Mogi das Cruzes Claudineli Moreira Ramos; o presidente da Associação Pró Excepcionais Kodomo No Sono, Sérgio Oda; o presidente do Sincomércio de Mogi das Cruzes e Região do Alto Tietê, Valterli Martinez; a jornalista Marilei Schiavi; o delegado de Polícia Francisco Del Poente, entre outras autoridades.

O Akimatsuri é um dos festivais mais tradicionais da colônia japonesa realizada no Estado de São Paulo, com uma média de público de 80 mil pessoas. É realizada desde 1986, em Mogi das Cruzes, pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes, sempre no mês de abril, por um grupo de voluntários que tem como missão ajudar a associação no resgate e divulgação da cultura japonesa.

Frente a esse objetivo, o Akimatsuri mantém viva as tradições, costumes, crenças e incentiva as manifestações artísticas e culturais. Como em todos os anos, tem uma grande programação de shows e eventos que, além de entreter, dão a oportunidade para jovens talentos e grupos artísticos divulgarem seu potencial.