A Câmara de Mogi aprovou o projeto de Lei de autoria do Vereador Mauro Mitsuro Yokoyama (PL), o Mauro do Salão, que determina a aplicação de multa para motoristas em caso de emissão excessiva de ruídos sonoros emitidos por veículos automotores. A proposta, apresentada em 2022, visa combater o uso de escapamentos adulterados e suplementar a norma federal vigente.


📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


De acordo com o parlamentar, o objetivo com a lei, que precisa ser sancionada pelo Executivo para entrar em vigor na cidade, é a aplicação de penalidades para condutores de veículos que instalam componentes que potencializam os ruídos do escapamento, ou seja, que adulteram a peça,

“Recebo reclamações frequentes sobre esse assunto no meu gabinete. Essa é uma situação que tirando sossego dos mogianos. Pela proposta que estamos apresentando não se trata de uma matéria relacionada ao trânsito, mas sim ao meio ambiente e por essa razão não há invasão de competências. É de interesse local adotar essas regras limitadoras”, pontuou Mauro do Salão.

Dengue

Ainda na sessão, os casos de dengue em Mogi e no Brasil renderam uma extensa discussão. Enquanto vereadores de oposição cobraram a limpeza  de córregos e maior fiscalização de pontos de água parada na cidade por parte da Prefeitura de Mogi, parlamentares da base atribuíam ao governo federal a epidemia da doença. “A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por não comprar vacina Qdenga para atender todas as idades e esperar a produção por parte do Butantã. Adotou essa estratégia como uma roleta russa e agora estamos vivendo esse caos na saúde", avaliou Otto Rezende (PSD).

O vereador Iduigues Martins (PT) rebateu destacando a baixa adesão à imunização por parte da população e ao negacionismo por parte de pessoas que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro, inclusive profissionais da saúde. A parlamentar Malu Fernandes (PL), por sua vez, destacou a necessidade de se investir mais em publicidade para a campanha de vacinação para que mais pessoas recebam a dose, bem como a ampliação da cobertura vacinal no município.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98