O Consórcio Novo Litoral venceu o leilão de concessão do Lote Litoral Norte, que prevê a concessão de 213 quilômetro de estradas que ligam Alto Tietê ao litoral, incluindo as rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga, onde será cobrado pedágio dos motoristas.

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De acordo com a proposta, o vencedor apresentou um desconto na máxima contraprestação de R$ 199 milhões anual de 10,17%, superando o segundo colocado, a empresa espanhola Acciona Concessiones Sociedad, com 1% de desconto, que não apresentou uma contraproposta.

A Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBI), empresa que atua no setor de infraestrutura, e a construtora Laços Detetores e Eletrônica (CLD), que atua no setor de empreendimentos e construção, compõem o Consórcio Novo Litoral.

O leilão aconteceu na manhã desta terça-feira (16) e contou com a presença do governador Tarcísio de Freiras (Republicanos), que destacou as melhorias que serão realizadas nas estradas. Segundo ele, o resultado do evento de ontem é a materialização do investimento de R$ 4,3 bilhão que serão feitos em toda extensão.

"Teremos o trecho de Arujá até Mogi das Cruzes duplicado, com faixa adicional. Vamos ter faixa adicional e acostamento na Mogi-Bertioga e mais do que isso, teremos a resiliência da Mogi-Bertioga, que tantas vezes teve queda de barreira, precisou ser  interditada e a demora para liberar. Vamos ter investimento em prevenção, em estrutura de contenção, que são coisas fundamentais.  Estamos falando em investimentos que vão fazer a diferença na vida da população", destacou.

 Concessão

Com um prazo de 30 anos, a concessão no modelo de Parceria Público-Privada prevê investimentos de R$ 4,3 bilhões para a realização de intervenções estruturais e melhorias nas rodovias SP-055 (Rodovia Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga), além da cobrança de pedágio.

 Os trechos passam pelos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu.

 De acordo com o governo do Estado, serão mais de 90 km de duplicações, 10 km de faixas de ultrapassagem e 47 km de acostamentos, construção de 73 km de ciclovias, 27 novas passarelas para passagens de pedestres. Além disso, a concessão prevê serviços como atendimento por equipes de socorro mecânico, guincho, primeiros socorros e monitoramento das rodovias por sistemas de câmeras.

 No Alto Tietê, entre as obras previstas estão a duplicação de 1,5 quilômetro da Estrada do Evangelho Pleno, além de melhorias na Mogi-Bertioga.

Free Flow

As rodovias do Lote Litoral contarão com sistema de cobrança automática. Também conhecido como free flow, o sistema permite que motoristas trafeguem sem a necessidade de parar em praças físicas de pedágio.
A estrutura é composta por "pórticos", com câmeras e sensores capazes de identificar o veículo por uma tag de cobrança, espécie de adesivo instalado no carro, ou pela placa do veículo, permitindo a cobrança da tarifa de forma mais rápida e segura. 

De acordo com Tarcísio, o sistema garante justiça tarifária, uma vez que o valor será cobrado de acordo com o trecho percorrido, e modernidade para as rodovias.

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