Aprovadas há um ano, as leis que preveem a concessão dos Terminais Central e Estudantes e a exploração publicitária de estações de embarque e desembarque e pontos de parada de transporte público de passageiros estão em andamento, mas ainda não foram aplicadas de fato em Mogi e seguem sem prazo para isso acontecer.


📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


De acordo com a prefeitura, sobre a exploração dos serviços nos terminais, a Secretaria de Mobilidade Urbana informa que as etapas de elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica e do Termo de Referência já foram concluídas. Neste momento, está sendo elaborado o documento de chamamento das empresas interessadas em assumir os espaços.

A pasta lembra em nota que, “como o contrato de concessão prevê o investimento da empresa vencedora e remuneração à Prefeitura, foram necessários estudos complexos para a viabilidade da concessão, respeitadas as peculiaridades de cada local. Estes estudos já foram finalizados.”

Já com relação aos abrigos de pontos de ônibus, a secretaria informou que está em andamento a elaboração de procedimento de manifestação de interesse (PMI) para que sejam apresentados projetos pela iniciativa privada para troca de todo mobiliário urbano, com a finalidade de subsidiar um futuro processo licitatório. Esse procedimento deve ser publicado ainda no primeiro semestre deste ano.

 Atualmente, Mogi conta com 3.132 pontos de parada de ônibus, de acordo com a administração municipal. Destes, 709 pontos possuem abrigos, o que representa 22,6% do total. "Com o processo de concessão, a previsão é da substituição de abrigos antigos por modelos mais novos e modernos nos principais corredores de transporte coletivo, além da ampliação das estruturas para outros locais, de acordo com a demanda", explicou o Executivo, em nota.

Atraso

A demora na aplicação das leis foi motivo de debate na Câmara durante sessão realizada na semana passada. Na ocasião, os vereadores, que cobravam maior agilidade por parte do Executivo, aprovaram uma indicação de autoria do parlamentar Edson Santos (PSD) sugerindo a instalação de pontos de ônibus adaptados para atender pessoas portadora com deficiência.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98