A Câmara de Mogi das Cruzes cobrou melhorias nas redes estadual e municipal de Educação, entre elas abertura de novas salas e contratação de professores. Em sessão realizada ontem, os vereadores também pediram o fim das baldeações nas estações de Suzano e Guaianases da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) , além de maior circulação de trens em Mogi. 


📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Uma moção de apelo ao Governo do Estado foi aprovada pela Casa de Leis para que seja aberta mais uma sala de aula na Escola Estadual Professora Irene Caporali Souza, situada no Conjunto Nova Bertioga. De acordo com o autor do documento, o vereador Pedro Komura (PSDB), o número de alunos do bairro é maior que a quantidade de vagas ofertadas. 

“A ausência de vagas prejudica os alunos que querem dar continuidade aos seus estudos na instituição escolar. Precisamos garantir condições adequadas de aprendizado para nossos jovens. Muitos alunos não estão conseguindo fazer a matrícula, e a Diretoria Regional de Ensino não vem respondendo aos pais. Os índices de aprovação dessa escola são excelentes, mas muitos alunos estão ficando de fora pela falta de vagas”, afirmou. 

Já sobre a rede municipal, foi questionada a falta de professores em duas séries nas Escolas Municipais Rurais Bairro São João e Professor Horácio da Silveira. O problema foi levantado pelo vereador Mauro Yokoyama (PL), que foi procurado por pais de alunos da unidade cobrando informações sobre o motivo de não serem disponibilizados professores para as salas e também uma solução por parte da Prefeitura de Mogi. 

CPTM 

Ainda na sessão, os vereadores também aprovaram a moção de apelo à CPTM para que seja ampliada a oferta de trens que seguem diretamente até a Estação Estudantes. A reivindicação é para que haja mais viagens sem a baldeação em Guaianases e Suzano. 

Isso porque, conforme o Mogi News/Dat já relatou, desde o final de 2023, o número de composições que fazem o percurso diretamente até a cidade, sem parada em Suzano e Guaianases, diminuiu em função de novas estratégias operacionais adotadas pela companhia. 

Inês Paz (PSOL) lembrou que os trabalhadores usuários do sistema são os mais afetados. “Precisamos cobrar os deputados da região. Essa situação está um caos. Lutamos tanto pela extensão da linha férrea em César de Souza, mas não somos ouvidos. É necessário ampliar a articulação política, inclusive com uma participação mais ativa do prefeito (Caio Cunha). Os trabalhadores estão sofrendo muito”. 

Inclusão 

Por fim, o Legislativo aprovou o projeto de lei que cria na cidade o programa “#PraCegoVer”, que tem como objetivo oferecer acessibilidade para deficientes visuais em redes sociais e nos sites do Poder Público. De autoria do vereador José Luiz Furtado (PL), a proposta visa utilizar a já conhecida legenda “#PraCegoVer” no rodapé de todas as publicações com imagens da administração municipal, seja em plataformas sociais, seja em endereços específicos na web. 

Com a medida, haverá narração em áudio para explicar detalhes de imagens, como fotografias e ilustrações, esclarecendo detalhes sobre a cena. 

 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98