Ao longo de 2023, os alunos da Escola Municipal Profa. Célia Leonor Lopes Lunardini, no bairro Itapema, em Guararema, participaram do projeto “School of My Dreams” (“Escola dos Meus Sonhos”), idealizado e coordenado pela Professora de Língua Inglesa Suéller Costa. São atividades que estimulam a reflexão sobre o que é necessário para que o ambiente educacional tenha paz, harmonia, empatia, solidariedade, coletividade, boa convivência e acima de tudo, respeito.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


O Projeto da Educação, aplicado na Rede Municipal de Ensino, começou com um convite aos alunos do 1º ao 5º ano, dos períodos da manhã e tarde: “que tal imaginar a escola dos sonhos?”. Naturalmente vieram à cabeça itens materiais, mas a professora provocou o pensamento sobre atitudes e comportamentos, e então o tema “escola sem bullying” surgiu.


Partindo deste conceito, e considerando a necessidade de socialização harmônica para que o clima de paz seja permanente, toda a comunidade escolar foi ouvida, incluindo famílias, professores, monitores, gestão e colaboradores. E quem os ouviu foram os alunos, que conduziram entrevistas e registraram anotações.


A idealizadora do projeto compartilhou com os pequenos a lenda dos “tsurus”, ave sagrada do Japão que simboliza saúde, harmonia, prosperidade, e, principalmente, paz. Foram confeccionados então origamis inspirados neste formato, e durante o ano a fábula foi passada aos alunos: segundo a história, aquele que produzir mil tsurus, mentalizando sonhos, poderá concretizá-los.


As turmas conseguiram produzir os origamis e os fixaram em móbiles que reuniam os tsurus com os desejos coletados nas entrevistas. O resultado foi exposto em todos os ambientes da escola.


No final do ano, todo o trabalho foi compartilhado com a comunidade escolar a partir de uma programação especial envolvendo teatro, jogral e poesia, finalizando a jornada de 2023 em uma campanha pela paz.
Entre as apresentações, o destaque fica com a peça “Tsuru’s Legend” (“Lenda do Tsuru”), em que as crianças fizeram uma viagem no tempo a 1945, trazendo ao palco a história de Sadako Sasaki, uma das sobreviventes das bombas nucleares nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Ela faleceu aos 12 anos em virtude dos efeitos da radiação. Hoje existe, em sua homenagem, o Monumento das Crianças Pela Paz, com mil tsurus produzidos por ela.


A encenação compartilhada em diferentes linguagens, como teatro, jogral, poesia, e-book, vídeos, cartilhas, mapas mentais e mostra fotográfica, demonstram que a mobilização pela paz é o melhor caminho para a conscientização sobre a importância da construção de um mundo melhor. E tudo isso com interdisciplinaridade e vasto vocabulário adquirido em Língua Inglesa, em um projeto inédito na rede municipal de ensino.