A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realizará na próxima terça-feira (9/1), a partir das 7 horas da manhã, a segunda edição do Dia D da Poda, que atenderá a região de Taiaçupeba – dando continuidade à primeira ação do tipo, que aconteceu no dia 14 de dezembro em estradas vicinais da região. O trabalho será executado pelas equipes técnicas da pasta e da EDP, com o apoio da Secretaria Municipal de Infrastrutura Urbana, e atenderá os pedidos registrados pela população via Ouvidoria e aplicativo Colab.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Atualmente, a Administração Municipal e a EDP possuem um grupo de trabalho que vem discutindo melhoria nos processos relacionados a arborização da cidade e o trabalho de poda das árvores. O Dia D da Poda é uma das ações definidas pelo grupo. A ação está programada para ocorrer de forma periódica. 

“A poda de árvores é um trabalho realizado diariamente em toda a cidade e contribui para o crescimento saudável das árvores, além de proporcionar outros benefícios como, por exemplo, uma melhor visualização da sinalização de trânsito e mais eficiência da iluminação pública, eliminando obstáculos ao facho de luz, o que contribui também para a segurança pública. O Dia D da Poda atende pedidos que estão aguardando atendimento em nossa programação de serviços”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Ionara Fernandes.

O Dia D da Poda é marcado pela integração entre secretarias municipais: “Estamos trabalhando de forma conjunta e disponibizamos caminhões e máquinas para agilizar o trabalho e proporcionar o melhor resultado possível ao Dia D da Poda”, afirma o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.

Para a execução do trabalho de campo na próxima terça-feira, a Secretaria do Meio Ambiente atuará com sua equipe de poda, formada por um engenheiro agrônomo e funcionários de apoio, além de veículos e equipamentos específicos para corte de galhos, como motosserras. Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana cederá caminhões para remoção das galhadas, uma retroescavadeira para apoio do carregamento e dois tratores um roçadeira para corte de bambu e outros vegetais.

EDP

Outro objetivo importante do Dia D é ampliar a harmonia entre vegetação e o sistema elétrico local, já que a arborização sobre as redes elétricas é um dos principais fatores de interrupção do serviço de energia na cidade, principalmente em momentos de chuvas e ventos, que galhos são projetados sobre a fiação e causam rompimento de cabos e danos a equipamentos. 

“A arborização das cidades deve ser manejada para evitar riscos à segurança da população e também o desabastecimento de serviços essenciais como energia elétrica. O fortalecimento da parceria entre EDP e Prefeitura permite também que Mogi das Cruzes esteja mais preparada para enfrentar os eventos climáticos cada vez mais severos, já que a vegetação é fortemente impactada durante as tempestades”, destaca Roberto Miranda, gestor da EDP.