A Câmara de Mogi das Cruzes recebeu, na última quarta-feira (6), o Conselho Municipal de Turismo (CONTUR) para uma reunião ordinária, onde foi apresentada uma proposta de Plano Diretor do Turismo do município. O documento, de mais de 500 páginas, foi elaborado como resultado de uma pesquisa feita pelos alunos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob a orientação da dra. Débora Cordeiro Braga, professora do curso de Turismo da USP e Coordenadora do Plano Diretor de Turismo.

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O vereador Edu Ota (Pode), presidente da Comissão de Turismo da Câmara, participou da reunião e colocou o Legislativo à disposição para auxiliar nessa construção conjunta das diretrizes turísticas da cidade. Em sua explanação sobre o documento, a professora afirmou que a proposta do Plano Diretor “busca alinhar algumas coisas e propor direcionamentos que precisam ser ratificados”. A primeira parte do documento apresenta diversos aspectos demográficos da cidade, além de uma contextualização social, geográfica e legislativa sobre o turismo de Mogi das Cruzes.


A proposta também aborda questões de infraestrutura da cidade, como telecomunicações, saúde, educação, transporte, mobilidade urbana etc. Nesse aspecto foi constatada a necessidade de um investimento maior. “Municípios vizinhos que deram uma importância ao Turismo nos últimos oito anos passaram a frente de Mogi das Cruzes. É um momento que exige um investimento maior do município”, pontuou Débora. Uma outra questão a ser aperfeiçoada, de acordo com a proposta, é a comunicação sobre turismo empregada pelos atores responsáveis pelo setor no município, inclusive o próprio Comtur.


Também foi apresentada na proposta de Plano Diretor uma listagem detalhada sobre os equipamentos turísticos da cidade, como hospedagens, gastronomia, lazer etc, além dos eventos e recursos naturais e culturais que têm potencial de atrair turistas, complementada por pesquisas sobre as características da comunidade mogiana. Por fim, o trabalho expõe os resultados de uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre as demandas turísticas da cidade, traçando um “perfil” do público e seus hábitos de viagem.


O texto foi disponibilizado para a Comissão de Turismo e para os membros do Conselho Municipal de Turismo, que poderá fazer uma análise detalhada e sugerir alterações no documento. O Conselho pretende se reunir no início do próximo ano para votar a aprovação do documento. Qualquer alteração sugerida para o Plano Diretor será encaminhada à Universidade de São Paulo pela Secretaria Municipal de Turismo.