O Fundo Social de Mogi das Cruzes promoveu, na noite da última quinta-feira (30/11), mais uma cerimônia de formatura, para alunos do programa Cozinha de Talentos. Trata-se de um curso de gastronomia, idealizado pela Quest Consultoria, patrocinado pela empresa Júlio Simões e promovido em parceria com a Prefeitura, que visa capacitar e gerar oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social de Mogi das Cruzes.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Ao todo, 24 jovens concluíram o módulo e tiveram, entre os meses de agosto e novembro, aulas na Escola de Empreendedorismo e Inovação, comandadas pelo professor Humberto Queiroz dos Santos. Durante as aulas, aprenderam técnicas de gastronomia básica e também tiveram a oportunidade de desenvolver o potencial criativo e estimular o exercício da imaginação, por meio de vivências, pesquisas e experiências.

“Este não é apenas um curso de gastronomia; é uma oportunidade para vocês se descobrirem, entenderem o que gostam, suas habilidades e talentos. Como disse antes, tenho a convicção de que todos sairão daqui pessoas diferentes das que entraram, portanto parabenizo a todos que conseguiram chegar até a reta final, desejo muita sorte e sucesso. E continuaremos aqui, com nossos cursos e à disposição de todos que tenham vontade de aprender e se capacitar”, destacou o presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Marcio Maldonado. 

O Cozinha de Talentos incita os participantes a elaborarem e construírem projetos a partir de processos colaborativos de criação, estimulando assim o compartilhamento de conhecimento e o uso de ferramentas/maquinários adequados à formação específica. Outro viés é a apresentação da gastronomia tradicional brasileira, em especial a paulista, na expectativa de salvaguarda dos saberes e fazeres dessas receitas que compõem o património imaterial de São Paulo e do país. 

Além disso, o curso traz consigo os benefícios terapêuticos que podem ser obtidos a partir do aprendizado da culinária, como alívio do estresse e ansiedade, autoconfiança, conexão social e estímulo mental; e práticos, como independência, economia financeira e hábitos alimentares saudáveis. A carga horária foi de 96 horas, diluídas em duas aulas por semana.

Além do professor, alunos e equipe do Fundo Social, estavam presentes na cerimônia Bia Andari e Thais Alves Oliveira, representando o Instituto Julio Simões e, pela Quest Consultoria, Mariana Schimidt e Adriano Ferreira.