Após 30 anos de espera, Suzano recebeu oficialmente na manhã de ontem o Hospital Regional do Alto Tietê, que já está em operação desde setembro e no momento opera com 60 leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O evento, que formalizou a entrega da unidade, contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que prometeu a entrega de mais 39 leitos até fevereiro.

 📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Instalado na área do antigo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), na rua Dr. Prudente de Morais, 2.200, na Vila Amorim, o local atenderá pacientes encaminhados via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) e conta, neste primeiro momento, com clínica médica, clínica cirúrgica e ortopedia.

O hospital possui uma ala de longa permanência, com 68 leitos ativos para atendimento a pacientes que necessitam de cuidado integral, contínuo e reabilitação que eram de responsabilidade do HC e foram transferidos para a SPDM, Organização de Saúde (OS) responsável pela gestão na unidade.

Com a abertura dos novos leitos, há agora mais 20 leitos de clínica cirúrgica, 30 de clínica médica e 10 de UTI. Até fevereiro de 2024, a unidade em Suzano atingirá sua capacidade plena de atendimento, alcançando 99 leitos, segundo o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, que também participou do evento.

A entrega da unidade, segundo o governador, faz parte da estratégia de sua gestão que é a regionalização dos serviços de saúde no Alto Tietê, possibilitando que os pacientes sejam atendidos em diversas especialidades sem a necessidade de se deslocar para outras cidades da Grande São Paulo. “Nós temos certeza que esse hospital dará um grande fôlego e vai nos permitir regionalizar a saúde, que é o diferencial da nossa gestão. A sensação aqui hoje é de missão cumprida. A gente sabe que vidas serão salvas, que pessoas aqui vão ter esperança. Ainda vamos ampliar as salas cirúrgicas para a Ortopedia também, além das 40 máquinas de hemodiálise que começam a operar em 2024”, pontuou.

O hospital terá capacidade para 408 internações por mês. Desde o último dia 18 de setembro, no início da abertura dos agendamentos, o hospital registrou 968 consultas, 511 exames e 105 procedimentos cirúrgicos. 

Reflexo

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), a abertura do Hospital Regional já reflete na Santa Casa. “Pela primeira vez não estamos operando com 100% de ocupação na Santa Casa e isso já mostra como essa nova unidade vai desafogar a saúde regional. Isso tira a pressão da Saúde e sobra mais espaço no dia a dia para poder estruturar e melhorar procedimentos”, adiantou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), o deputado André do Prado (PL), também participou do evento e ressaltou a importância dessa conquista. “Vivemos muitas lutas, reuniões e tivemos muito trabalho para chegarmos no dia de hoje. Essa obra é enigmática e importante para Suzano e região. Esse hospital virou uma prioridade para nós e hoje ele é uma realidade”, finalizou.

Presenças

Também prestigiaram o evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi; a prefeita em exercício de Mogi das Cruzes, Priscila Yamagami Kähler; o prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Junior (PL), o Inho; o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PP), além de vereadores e secretários. 


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98