A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realizou na quinta-feira (14/12) o Dia D da Poda, quando foram executadas podas em 67 árvores e galhos limítrofes localizados na zona rural da cidade. O trabalho foi feito pelas equipes técnicas da pasta e da EDP, com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, e atendeu os pedidos registrados pela população via Ouvidoria e aplicativo Colab. As podas aconteceram em estradas vicinais de Taiaçupeba, Biritiba Ussu, Cocuera e Itapeti, priorizando as solicitações dos agricultores.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Já os novos pedidos de poda devem ser feitos conforme a legislação vigente. De acordo com a lei, os casos de poda em que as árvores estão em contato com a fiação de energia elétrica são de responsabilidade da EDP, que também deve fazer a retirada dos galhos cortados. Já as equipes da Prefeitura atuam nos casos onde não existe contato com a rede de alta tensão, com os pedidos registrados pela Ouvidoria (156) ou pelo Colab.

O secretário municipal adjunto de Meio Ambiente e Proteção Animal, Daniel Teixeira de Lima, acompanhou os trabalhos desde o início da manhã. “Foi um trabalho planejado e que deu ótimo resultado, pois as secretarias municipais atuaram de forma integrada e conseguimos atender a demanda que estava represada”, explicou, acrescentando a pasta vai avaliar a execução desta primeira ação e programar o segundo Dia D da Poda.

A Secretaria do Meio Ambiente atuou com sua equipe de poda, formada por um engenheiro agrônomo e funcionários de apoio, além de veículos e equipamentos específicos para corte de galhos, como motosserras. Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana cedeu caminhões para remoção das galhadas, uma retroescavadeira para apoio do carregamento, tratores e uma roçadeira para corte de bambu e outros vegetais.

O secretário-adjunto lembra que a Administração Municipal e a EDP possuem um grupo de trabalho que vem discutindo melhoria nos processos relacionados a arborização da cidade e o trabalho de poda das árvores. O Dia D da Poda foi uma das ações definidas pelo grupo. A ação está programada para ocorrer de forma periódica. 

EDP

Outro objetivo importante do Dia D é ampliar a harmonia entre vegetação e o sistema elétrico local, já que a arborização sobre as redes elétricas é um dos principais fatores de interrupção do serviço de energia na cidade, principalmente em momentos de chuvas e ventos, que galhos são projetados sobre a fiação e causam rompimento de cabos e danos a equipamentos.