A Câmara de Mogi das Cruzes realiza nessa quinta-feira (28), a partir das 10 horas, mais uma sessão extraordinária para votação de dois projetos do Executivo que tratam sobre benefícios fiscais para construtoras e programas habitacionais. As propostas chegaram a ser inseridas na pauta da última sessão do ano, realizada na semana passada, mas por falta de tempo para avaliação dos textos os vereadores optaram por deixar a discussão e a deliberação para 2024.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

A primeira proposta estabelece benefícios para os empreendimentos habitacionais de interesse social incluídos no Programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Lothar, Mogi pode ser beneficiada no próximo ano com 13 mil novas habitações por meio do projeto de lei. 

Segundo o texto, a concessão do benefício, que inclui isenção de tributos como IPTU, ISS e ITBI, tem como foco a produção de unidades habitacionais de interesse social, e na justificativa é apontado um déficit na cidade de aproximadamente 20 mil unidades para a faixa da população de baixa renda. 

A nova lei de incentivos fiscais busca adequar-se ao novo Programa Minha Casa, Minha Vida, instituído pela Lei Federal nº 14,620, de 13 de julho de 2023, igualando os benefícios para as faixas 1 (imóveis até R$ 170 mil) e 2 (imóveis até R$ 250 mil). 

Em entrevista concedida na semana passada, o presidente da Casa de Leis Marcos Furlan (Podemos) afirmou que o objetivo da lei é também incentivar as construtoras a investirem em imóveis populares na cidade, uma vez que o interesse é baixo para obras desse porte. Sobre a urgência em votar, o vereador explicou que a legislação eleitoral não é clara sobre a concessão de benefícios em ano de eleição, por isso a necessidade de garantir essa aprovação ainda em 2023.

CDHU

A segunda proposta concede benefícios fiscais de isenção de IPTU à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) visando também a construção de mais moradias populares no município. No texto a administração destaca parcerias já realizadas com o governo do Estado, como as obras de 64 unidades habitacionais de interesse social que estão em andamento no Conjunto Jeferson, no distrito de César de Souza.

 

 

 Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98