Nos cinco primeiros meses de funcionamento, os 30 tótens de segurança instalados em Mogi das Cruzes foram acionados em 3.005 ocorrência. No caso dos equipamentos operacionais, ou seja, instalados nas ruas em pontos estratégicos, 41,2% dos acionamentos foram para atendimento de emergências policiais. Já os dispositivos não operacionais, instalados na frente de escolas municipais, a maior parte dos atendimentos se deu em função de atos de vandalismo (49,7%)

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Os dispositivos colaboraram para a redução de 20,4% nos casos de furto na cidade e 38% de furto de veículos na comparação de março de 2023, quando a cidade ainda não contava com o equipamento, com o último mês de setembro, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

De acordo com o prefeito Caio Cunha (Podemos), com os tótens os “índices de violência caíram absurdamente” no município. “Posso dar dois exemplos disso. Um deles é a Praça da Jaca, em Braz Cubas, onde tinha muito fluxo, droga, pancadão e depois do tótem não teve mais. No Botyra (Parque), que quando eu era vereador precisei pegar firme sobre aquele espaço porque o tráfico de drogas era absurdo, agora os casos caíram, não se vê mais”, detalhou.

Para o secretário de Segurança de Mogi, Toriel Sardinha, os bons resultados relatados pelo prefeito e identificados nas estatísticas criminais também não se devem apenas aos tótens, mas também ao trabalho conjunto desenvolvido com a Guarda Municipal e com a Polícia Militar. “Não dá para dizer que foi só por causa dos dispositivos, mas sim o resultado de uma ação completa. Com o funcionamento agora do COI (Centro de Operações Integradas), teremos condições de levantar nossas próprias estatísticas na cidade para entender todo esse cenário”, detalhou.


Atendimentos

Além dos 41,2% do total de atendimento ser por emergência policial, 34,19% se deram por acionamento pelo botão do usuário, 14,84% por ocorrências internas, 3,87% por emergência médica (chamada para o SAMU), 1,94% por emergência envolvendo o Corpo de Bombeiros e 1,29% por vandalismo.


 Aumento

Segundo Toriel, devido aos bons resultados dos tótens, a pasta estuda a aquisição de mais 10 unidades para instalação em novos pontos da cidade no próximo ano. Já o prefeito afirmou que os dispositivos atuais podem ser transferidos para novos locais para aproveitamento em outras regiões, assim como é feito com os radares para controle de velocidade dos veículos.


Tótens

Os tótens de segurança contam com uma câmara de 360°, além de outras cinco unidirecionais. O investimento total para a instalação foi de R$ 1,3 milhão, e o custo mensal de cada totem gira em torno de R$ 16 mil.

Os dispositivos, contratados da empresa Helper, contêm uma sirene e um botão de emergência conectado à Guarda Civil Municipal (GCM). Desta forma, o cidadão poderá falar diretamente com as autoridades durante as possíveis ocorrências. 


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98