Serviços públicos estaduais, como transporte, educação e saneamento básico, devem ser afetados pela greve do funcionalismo público marcada para a próxima-terça-feira (28), em todo o Estado. Trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), do Metrô, da Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) e das Escolas Técnicas (Etec) são algumas categorias que aderiram ao movimento e reivindicam, entre outras coisas, melhoria nas condições de trabalho, plano de carreira e a não privatização de serviços estaduais.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Na manhã de ontem (24) os sindicatos e entidades se reuniram e concederam uma coletiva de Imprensa detalhando como será a paralisação. De acordo com o Sindicato da Central do Brasil, as linhas 11- Coral  e 12- Safira, que atendem a região, serão afetadas, assim como as demais que são operadas pela CPTM. A categoria deliberou pela greve por tempo indeterminado, sendo que no final do dia 28 será realizada uma assembleia para que se defina se o movimento grevista terá continuidade nos dias seguintes.

A paralisação dos transportes sobre trilhos não afeta os trechos privatizados: linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô e na CPTM as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.


Está previsto também para o dia 28 um grande ato em frente a Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) onde todos os sindicatos envolvidos, incluindo o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), a Apeoesp, e a Central Única do Trabalhadores (CUT), se reunirão para demonstrar a força do funcionalismo estadual e a posição das categorias contra cortes feitos pelo Governo do Estado, os projetos de privatização da Sabesp e da CPTM, entre outros temas.


A expectativa, de acordo com o Sindicato da Central do Brasil, é que o movimento reúna mais de 20 mil grevistas de todo o Estado.



Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98