A Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, equipamento da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, encerrou, neste mês, três formações realizadas por meio de parcerias e destinadas a alunos, professores e a equipe gestora de escolas municipais e creches subvencionadas da rede municipal de ensino. A unidade é vinculada ao Departamento Pedagógico da Pasta e as formações foram feitas pela própria escola e parceiros, como o Sesc de Mogi das Cruzes, Instituto Ecofuturo, Kimberly-Clark e Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

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As formações destacaram os espaços naturalizados, o bioma da Mata Atlântica  e o estudo de espécies da fauna e da flora da nossa região. Nos dias 25 de outubro, 1º  e 8 de novembro, aconteceram os encontros formativos “Espaços naturalizados na escola - Caminhos e boas práticas para infâncias em contato com a natureza", realizados em parceria com o Centro de Educação Ambiental (CEA) do Sesc Mogi das Cruzes, no Socorro. Os cursistas participaram de atividades para a criação de objetos a fim de compor os espaços naturalizados da escola e inspirar novos projetos. 

A formação desenvolveu fundamentos gerais sobre as infâncias com a natureza, a potência da ludicidade, a criatividade e a cooperação em pátios escolares naturalizados; além da importância do desemparedamento dessas infâncias com elementos presentes no meio ambiente. Durante as ações, os educadores também realizaram atividades teórico-reflexivas e vivências lúdicas e afetivas ao ar livre.

Outra parceria contou com a socialização das práticas no dia 11 de novembro. O curso “Meu Ambiente", promovido pelo Instituto Ecofuturo, reuniu educadores de Mogi das Cruzes, Suzano e Bertioga. A formação abordou a importância do Bioma Mata Atlântica e das vivências em espaços naturais no processo educativo. Durante o curso, os educadores implantaram projetos de incentivo à leitura com reflexões sobre consumo responsável, qualidade de vida e saúde ambiental.

Alunos da EM João Antonio Batalha (Chácara Santo Ângelo) e das as escolas municipais rurais Benedito Pereira de Paula (Beija-Flor), Kaoru Hiramatsu (Taboão) participaram do projeto “Integrando Conhecimentos: A Floresta e a Escola”, realizado em parceria com a Kimberly-Clark e a UMC. O evento de encerramento da iniciativa foi realizado nos dias 13 e 14 de novembro. 

Os alunos visitaram o Centro de Referência Mata Atlântica (CRMA), mantido pela empresa, onde fizeram atividades de identificação das espécies espécies da flora e da fauna encontradas e as relacionaram com as espécies identificadas nos espaços da escola e nos arredores,  mantendo, desta forma, valores de respeito e proteção à floresta e a todos os seres que ali habitam.  A experiência foi compartilhada por meio de cartas entre as escolas.