Na sessão desta quarta-feira (22), a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou o projeto de lei do Executivo que concede bolsa-auxílio aos estudantes selecionados para o curso técnico em Guia de Turismo oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

A proposta prevê a remuneração dos alunos. A iniciativa faz parte do Programa Senac de Gratuidade, ao qual a cidade aderiu por meio de acordo de cooperação entre a entidade representativa de comerciantes e o Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

 Os estudantes escolhidos pelo Senac receberão do município uma bolsa-auxílio de R$ 660 mensais. Ao todo, o investimento aplicado pelo município no projeto será de R$ 39,6 mil para custear os estudos de cinco mogianos durante 12 meses. O objetivo com essa ação é incentivar o Turismo no município. 

O vereador Eduardo Ota (Podemos) lembrou que a adesão ao programa foi objeto de uma indicação de sua autoria apresentada em 2022. “Agradeço ao prefeito por nos ouvir. Precisamos dar vida ao turismo, virar os holofotes para ele e, assim estimular a nossa economia”, disse.

A distribuição de alunos por município do Alto Tietê seguirá a seguinte configuração:

  • Guararema: 4 vagas;
  • Guarulhos: 4 vagas;
  • Igaratá: 3 vagas;
  • Mairiporã: 4 vagas;
  • Mogi das Cruzes: 5 vagas;
  • Salesópolis: 3 vagas;
  • Santa Isabel: 4 vagas;
  • Santa Branca: 3 vagas.

Bem público 

Os vereadores aprovaram também  o Projeto de Lei n° 226/2023, que reafeta à sua finalidade originária, isto é, para categoria de bem de uso comum do povo, a área de 4.201, 84 km² perto do Avenida Cívica, no Mogilar.

O espaço em questão está localizado entre a Avenida Yoshiteru Onishi e a Rua Adriano Alves da Silva, conhecida popularmente como Avenida Cívica. De autoria do prefeito Caio Cunha (Pode), o Projeto de Lei n° 226/2023 atende à solicitação do órgão de Projetos Especiais — Mobilidade Urbana, que argumenta na propositura que:

“Diante do crescimento exponencial do número de veículos no Município de Mogi das Cruzes, torna-se imprescindível a realização de estudos e execução relevantes de mobilidade urbana, objetivando a segurança e a fluidez viária no trânsito. Logo, a Municipalidade tem realizado diversas intervenções de engenharia de tráfego, inclusive na região do bairro Nova Mogilar, com a viabilização de novos sistemas viários”.

Faixa de Gaza

Outro item aprovado foi a Moção n° 171/2023, que parabeniza a “Operação Voltando em Paz”, que consistiu no resgate de brasileiros da faixa de Gaza na semana passada. O tributo do Legislativo mogiano é de autoria dos vereadores Iduigues Martins (PT) e Inês Paz (PSOL).