Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), programa da Prefeitura de Mogi, o projeto "Palhaços em Hospitais", de Mogi das Cruzes, que promove visitas a hospitais públicos da cidade, está em busca de patrocinadores para manter as apresentações artísticas.

De acordo com Claudio Neto, fundador da Trupe do Riso, instituição proponente do projeto, a produção foi aprovada em julho deste ano e tem previsão de dois anos de duração, iniciando em janeiro de 2024 até dezembro de 2025.

O mês de outubro é o período de captação de recursos via Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os interessados em se tornar parceiros, sejam pessoas físicas ou jurídicas, podem contribuir com até 20% do pagamento do IPTU. Mais informações podem ser obtidas com a Trupe pelo telefone (11) 99477-1284 até o dia 31 deste mês.

Outra forma de apoiar o "Palhaços em Hospitais" é disponibilizar parte do valor do Imposto Sobre Serviços (ISS), que tem arrecadação contínua até os dois anos de duração do projeto. O interessado pode repassar o valor todo mês.

Segundo Claudio, a organização do projeto conversa com grandes empresas da cidade e precisa arrecadar o valor de R$ 155 mil. “Algumas demonstraram interesse, mas até agora não bateram o martelo. A maior fonte de renda que nós temos é o bazar, mas não tem sido suficiente para manter a gestão do projeto. Estamos longe de alcançar, porém, confiantes”, relata.

Palhaços em Hospitais

As atividades desenvolvidas pelo projeto acontecem desde antes da fundação da ONG Trupe do Riso, em 2018. A ideia, segundo Claudio, é interagir e ajudar na recuperação do paciente, seja em atendimento rápido ou em casos em que a criança está hospitalizada. Atualmente, a equipe atua no Vagalume, Hospital Municipal, AACD e Dr. Arnaldo Pezzutti, todos em Mogi das Cruzes.

“Desenvolvemos diversas atividades, o importante é estar ali para dar atenção. A gente canta, conta história, brinca, faz mágicas, improvisações, com a figura do palhaço para se aproximar do paciente e acompanhante. Às vezes o paciente é o bebê e o nosso alvo acaba sendo a mãe, o pai, ou responsável que está aflito, preocupado”, explicou.

Ele ainda reforçou que a lei é importante para o fomento de projetos culturais e sociais, ajudando toda a cadeia da Cultura: “O setor cultural é responsável por grande parte do nosso PIB, na geração de empregos, contratação de pessoas e movimentação de dinheiro no país”.

LIC de Mogi das Cruzes

A Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Mogi das Cruzes é promovida pela Prefeitura de Mogi, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), visando fomentar e difundir as produções artísticas na cidade, a fim de expandir o setor cultural para atrair mais investimentos, gerando mais empregos e renda na área.

A Prefeitura está com inscrições abertas para a LIC até o dia 10 de outubro. Os interessados podem agendar reuniões com o Escritório de Projetos, na Secult, para conversar sobre o projeto a ser apresentado. Para mais informações, ligue no 4798-6906 ou envie um e-mail no escritoriodeprojetos.cultura@mogidascruzes.sp.gov.br.

Consulte a documentação necessária para realizar o envio do projeto no site http://www3.cultura.pmmc.com.br/lic/documentos/documentacao_necessaria.pdf. 

*Texto supervisionado pelo editor.