O Dia das Crianças, comemorado na próxima quinta-feira (12), gera otimismo para o comércio das cidades do Alto Tietê. Segundo a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), a data é um termômetro para o Natal, com o lançamento de tendências para o fim do ano. As expectativas da ACMC são positivas, com uma estimativa de crescimento das vendas entre 8% e 10% em relação ao mesmo período do ano passado, e os setores de brinquedos e vestuário devem ser os destaques.

Dados do Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários) de Mogi, mostram que a data também é um ponto importante para a empregabilidade, pois o volume de recrutamento deve avançar entre 10 e 15% comparado a 2022, criando oportunidades para até 2 mil pessoas nas cidades de Mogi, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e Suzano.

“No Dia das Crianças registramos um movimento importante no comércio mogiano, pois além dos pais, os avós, os tios e os padrinhos também costumam adquirir presentes nas lojas. As vitrines já estão preparadas há algum tempo, mas o movimento deve crescer e se intensificar no fim de semana e nos dias que antecedem o feriado”, relata Fádua Sleiman, presidente da ACMC.

Em apoio ao comércio, a Associação mantém a campanha "Mundo de Prêmios", que incentiva a compra nas lojas mogianas. As pessoas que consumirem R$ 50 em lojas parceiras e preencher o cupom participarão de uma rodada de prêmios que acontecerá no dia 18 de outubro. Para saber mais, acesse o site www.acmc.com.br.

Sincomércio

Valterli Martinez, presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Região do Alto Tietê (Sincomércio), destacou que o Dia das Crianças é a terceira melhor data para o varejo depois do Natal e Dia das Mães. Ele espera um aumento nas vendas em torno de 3% a 5% em relação ao mesmo período de 2022, que não foi tão satisfatório.

De acordo com o Sincomércio, na comparação com o ano passado, 59% dos interessados pretendem manter os gastos, enquanto 32% devem aumentar e apenas 9% vão reduzir. As maiores expectativas de vendas para o ano de 2023 são nos seguintes segmentos: roupas com 46% (8% a mais que em 2022); brinquedos educativos com 41% (6% a mais que em 2022); calçados com 26% (5% a mais que em 2022); jogos de tabuleiro com 18% (4% a mais que em 2022).

Suzano

Para a Associação Comercial e Empresarial de Suzano (ACE), o primeiro ano pós-pandemia, sem restrições para o comércio, também gera boas expectativas com previsão de crescimento nas vendas, especialmente nos segmentos de brinquedos, jogos educativos, eletrônicos, celulares, calçados, vestuário e acessórios.

Em apoio aos comerciantes, a entidade promove o "Compre em Suzano". "É uma campanha permanente instituída pela ACE Suzano. O intuito é incentivar os consumidores a dar preferência para os comércios da cidade no momento de realizar suas compras, gerando uma corrente do bem ao fomentar a geração de renda e de empregos dentro da nossa cidade. Utilizamos a marca 'Compre em Suzano' em todas as nossas campanhas, assim como a hashtag em nossas publicações nas redes sociais", explica Rodrigo Guarizo, presidente da ACE Suzano.

*Texto supervisionado pelo editor.