A Carreta da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito da Secretaria de Estado da Saúde, não esteve nas cidades da região ainda em 2023. Somente Suzano e Salesópolis solicitaram o serviço. O pedido foi feito nesse mês, quando acontece a campanha Outubro Rosa, que promove a conscientização sobre importância da prevenção do câncer de mama.

De acordo com a pasta estadual, a expectativa é que os municípios sejam atendidos entre o final deste ano e o início de 2024. Cada carreta, com capacidade para realizar até 500 procedimentos, atende pacientes da região e não exclusivamente do município que sediará a unidade móvel.

As Carretas de Mamografia oferece o serviço mediante solicitação via ofício pelos municípios que manifestam interesse em receber as unidades. Após validação do Departamento Regional de Saúde (DRS), é realizada análise técnica para verificar a pertinência da solicitação, conforme explicou a Secretaria de Estado da Saúde em nota. 

Ano passado

Em 2022, durante todo o ano, o programa atendeu 2.043 pacientes no Alto Tietê, sendo 498 de Itaquaquecetuba, 528 de Mogi das Cruzes, 549 em Suzano e 468 de Poá.

Estado

Em todo o Estado, as Carretas da Mamografia realizaram 19.305 exames até o dia 2 de outubro. O número superou a meta anual de 19.200 atendimentos. Até o momento, o serviço já passou por 38 cidades.

O programa oferece exames de forma gratuita por meio do SUS para mulheres de 50 a 69 anos sem necessidade de pedido médico ou agendamento. Já mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem realizar o exame, desde que apresentem solicitação médica, RG e Cartão Nacional de Saúde, popularmente conhecido como cartão do SUS.

O Programa Mulheres de Peito tem por objetivo incentivar mulheres a realizar o exame de mamografia para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.

Os exames são realizados sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e, aos sábados, das 8h às 12 horas, exceto feriados. O atendimento é por ordem de chegada. As carretas recebem repasses mensais do governo do Estado e, até o mês de setembro, já receberam R$ 5,7 milhões em 2023.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98