A criação de novas vagas no ensino noturno e também no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Mogi das Cruzes foi cobrada pelos vereadores durante sessão realizada ontem. Em uma moção de apelo aprovada por unanimidade, eles destacaram a importância de oferecer aulas no período da noite em mais escolas, especialmente em regiões afastadas da cidade.

O documento destaca a importância do ensino noturno para os jovens que desejam unir estudo e trabalho. “Com a criação das escolas em tempo integral, que na verdade nós vemos que se trata de um amontoado de pessoas, porque as unidades não foram preparadas para isso, nós vivemos que o ensino noturno foi sendo esquecido e hoje poucas escolas oferecem aulas a noite e o EJA. Eu vejo alunos saírem do Piatã, por exemplo, para estudar no centro porque é a única opção”, pontuou a vereadora Inês Paz (PSOL), que assinou a moção juntamente com Edson Alexandre Pereira (MDB), o Edinho do Salão, e Eduardo Otta (Podemos).

Ele, inclusive, ressaltou a necessidade de reforçar o EJA. “Nós sabemos que a educação faz a diferença na vida do jovem, mas também para aquelas pessoas que não tiveram a chance de estudar porque começaram a trabalhar cedo. A gente pede que autoridades vejam esse nosso pedido com bons olhos, porque só vem a agregar para o nosso município”, destacou. Edinho, por sua vez, pediu atenção do Governo do Estado e da Prefeitura de Mogi para que sejam criadas novas vagas o quanto antes.

Bom Prato

O aniversário de um ano do Bom Prato de Jundiapeba, comemorado no último dia 26, também foi lembrado pela Câmara, que aprovou uma moção de aplauso ao serviço. Autor da homenagem, o vereador Edson Santos (PSD) relembrou o esforço da Casa de Leis para trazer a segunda unidade para a cidade e também o recurso destinado pelo deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) para instalação do serviço.

Inaugurado em 26 de setembro de 2022, o equipamento já serviu nesses doze meses um total de 187.439 refeições, sendo 172.146 almoços para pessoas adultas, 15.439 almoços para crianças e 46.445 cafés da manhã. “Nós sabemos a alta demanda da população local por esse tipo de atendimento, que beneficia a todos e contribuiu para a inclusão social e a cidadania dessas pessoas. Reconhecemos também a grandeza e importância de Jundiapeba, que necessitava de um Bom Prato”, detalhou o parlamentar.