Desde segunda-feira (25), o Programa Nova Mogi de Recuperação Asfáltica está em seis vias de Mogi das Cruzes. Na rua Professor Álvaro Pavan, no Centro Cívico, segue a manutenção de guias e sarjetas, com interdição parcial para os trabalhos de escavação do pavimento antigo. Para isso, será preciso interditar a pista em alguns trechos - as rotas alternativas estarão sinalizadas. 

No distrito de Cezar de Souza, os trabalhos também continuam na avenida João XXIII, com a manutenção de guias e sarjetas, raspagem do asfalto antigo (fresa), e recuperação de base na faixa de ônibus, utilizando o próprio material retirado no processo de fresagem. Com esta recuperação, o pavimento terá uma vida útil mais longa.

Já na Vila Paulista, a rua Florêncio de Paiva recebe a aplicação da nova massa asfáltica. No Jardim Esperança, a rua Anna Machado da Costa Neves terá manutenção de guias e sarjetas, assim como a raspagem do asfalto antigo. No Jardim Ivete, a rua Isolina Bonise receberá a manutenção de guias e sarjetas. 

Na área central da cidade, os trabalhos avançam na rua Ipiranga, principalmente no período noturno, com manutenção de guias e sarjetas, fresagem e a aplicação da nova camada asfáltica – este serviço utiliza a tecnologia alemã SMA, que suporta maiores cargas e prolonga a vida útil do pavimento (leia sobre o assunto aqui). Durante esta etapa, é preciso bloquear o tráfego entre 22h e 5h, para que as obras sejam feitas com mais segurança – as rotas alternativas estarão sinalizadas. Também é preciso atenção no trecho porque mais adiante, na rua Lara, apenas o trânsito local é permitido, em função de obras do coletor-tronco de esgotos.

“Com os trabalhos de recuperação asfáltica em vários pontos da cidade, é preciso atenção dos condutores e usuários do transporte coletivo. Alguns itinerários passam por alterações temporárias, mas sem prejuízo aos passageiros. O Nova Mogi vem para recuperar os principais corredores viários da cidade, trazendo mais segurança e fluidez”, disse o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.
 
Orientações

Em todos os trechos em manutenção do Programa Nova Mogi é preciso atenção dos condutores. Para a execução segura e mais rápida destes serviços, é preciso interditar parcialmente as vias conforme as obras avançam. Todos os trechos estarão sinalizados, inclusive com indicação de rotas alternativas. 

Os ônibus que cumprem itinerário nestas regiões também adotam rotas alternativas à medida que as interdições forem necessárias. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana fará a sinalização para os motoristas.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana lembra que o cronograma dos trabalhos pode sofrer alteração por causa das condições climáticas. 

Programa Nova Mogi

O Nova Mogi tem investimento total de R$ 205,9 milhões, somando diferentes convênios e fontes de captação de recursos, incluindo também obras em estradas da cidade, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Ao todo, serão mais de 150 vias atendidas, numa extensão mínima de 130 quilômetros, alcançando 70% dos bairros da cidade. Trata-se do maior programa de recuperação asfáltica já lançado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e a previsão é que os trabalhos se estendam até o segundo semestre de 2024.