No Dia do Rio Tietê, comemorado hoje, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística lançará, em Salesópolis, as obras de revitalização das margens e novo site do Integra Tietê, programa que prevê investimento de R$ 1,3 bilhão para promoção da limpeza e melhorias no maior rio do Estado que, inclusive passará por desassoreamento no trecho que corta a região ainda neste ano. 

De acordo com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, 128 quilômetros do rio estão sendo ou serão desassoreados, o que compreende o trecho da barragem Edgard de Souza, em Santana do Parnaíba, até o canal de descarga da barragem de Ponte Nova, em Salesópolis.

O órgão estadual explicou em nota que, "de janeiro a agosto, o trabalho foi realizado em 54,3 quilômetros, da barragem Edgard de Souza até a foz do rio Itaquera, englobando os municípios de Santana de Parnaíba, Barueri, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e Guarulhos, com 313 mil metros cúbicos de sedimentos, o equivalente a 18.400 caminhões basculantes". 

Ainda para este ano, também estão previstos o início de contratos desassoreamento de mais 54 quilômetros do Tietê, que atenderão os municípios de Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim.

 Melhorias

 Durante sua passagem por Salesópolis, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Natália Rezende, além de visitar o Parque Nascentes do Tietê, assinará a ordem de serviço para obras de revitalização e paisagismo de 50 quilômetros das margens do rio.

Site

Sobre o Integra Tietê, programa criado com o objetivo de promover a integração entre o governo, iniciativa privada e sociedade civil para revitalizar o rio e alcançar a universalização do saneamento, além da melhorar a qualidade dos corpos d'água, o governo estadual lançará o site do projeto. 

A ferramenta contará com um painel de monitoramento sobre dados do programa, como indicadores de desassoreamento e de coleta e tratamento de esgoto, até 2026, além da medição da qualidade da água do rio – de forma trimestral, com série histórica desde 2010.