O Projeto Vidro Vira Vidro, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, recolheu 6,7 toneladas do material para reciclagem nos 22 pontos de coleta espalhados pelo município. O vidro foi coletado e pesado entre os dias 21 e 23 de junho, para esvaziamento dos contêineres, que continuam nos mesmos locais para que a população faça o descarte de forma correta. O programa foi lançado no dia 10 de maio.
A secretária da pasta, Ionara Fernandes, explica que os números demonstram a importância do projeto e da reciclagem. Segundo ela, o projeto estimula o descarte correto do vidro, resultando em 6,7 toneladas de material que deixaram de ser encaminhadas para o aterro sanitário.
Os pontos de descarte de vidro são chamados de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e estão instalados em regiões como Jundiapeba, Braz Cubas, Jardim Universo, Vila Caputera, Vila Lavínia, Alto Ipiranga, Vila Mogilar, Jardim Armênia e Parque Morumbi, entre outros.
O projeto é operacionalizado por duas empresas da cadeia de vidro: a Massfix, líder nacional na reciclagem de cacos de vidros, instalada no bairro do Taboão, e a Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo.