Com uma atuação cada vez mais efetiva no combate à violência na região, a Guarda Civil Municipal (GCM) das cidades de Mogi as Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba foi responsável pela prisão de 145 pessoas entre os meses de janeiro e junho, o que resulta em uma média de 24 suspeitos detidos por mês. Já as ocorrências atendidas alcançaram a marca de 17, 2 mil no primeiro semestre deste ano, sendo uma média de 2,8 mil por mês e 95 por dia.
Poá é o município que lidera no número de ocorrências, sendo 11.073 de janeiro a junho, seguida por Suzano, com 3.379; Itaquá, com 1.837, Mogi, com 597; e Ferraz, com 381. De acordo com a Secretaria de Segurança poaense, a corporação também atendeu 13 chamados relativos a crimes ambientais.
Em Suzano, conforme dados divulgados pela administração municipal, as mais de 3,3 mil ocorrências renderam 30 prisões em flagrante, 53 veículos apreendidos e 61 localizados, 461 chamados de perturbação de sossego, 121 de crimes ambientais, e 56 de tráfico, posse, uso e encontro de entorpecentes, totalizando 39,5 quilos de drogas apreendidas.
Já em Mogi, a Secretaria Municipal de Segurança informou que a Guarda Municipal abordou 1.082 pessoas no primeiro semestre, encaminhou 74 ocorrências conduzidas para a Central de Flagrantes e fez 18 prisões em flagrantes.
A Prefeitura de Itaquá, por sua vez, informou que no primeiro semestre foram atendidas 1.837 ocorrências, sendo 363 de crimes ambientais, 102 ocorrências de flagrantes e 73 prisões efetuadas.
Maria da Penha
Conforme levantamento realizado pelo Mogi News/Dat, a CGM da região também atendeu mais de 300 ocorrências relacionada a violência contra a mulher e cumprimento de medidas protetivas, por meio da Patrulha Maria da Penha. Somente em Poá foram 96 chamados, seguido por Itaquá foram 84 e Mogi com 72.