A Secretaria de Estado da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra Influenza (gripe) para a população acima de seis meses por mais 30 dias, com data prevista para encerramento no dia 31 de julho. A cobertura vacinal no Estado está em 44,5%, enquanto que na região, apenas Guararema ultrapassou o índice de 45%.

Até o momento foram aplicadas 302.166 em sete cidades consultadas pela Reportagem, sendo a maior parte delas em Mogi das Cruzes (101.664). No município 43,50% do público-alvo recebeu a imunização até o momento. "Mogi iniciou em maio e prossegue com ações descentralizadas para ampliar os índices de cobertura. São promovidas vacinações nos finais de semana, horário estendido e de forma itinerante", explicou a administração, em nota.

Em Suzano, foram 74.694 pessoas imunizadas, sendo 47.035 do público-alvo, o que representa 45,14%, segundo maior índice da região, perdendo apenas para Guararema, que atingiu a meta de 99% de cobertura vacinal, com 11.115 vacinas aplicadas.  

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde de Poá, 23.976 pessoas receberam a dose na cidade, o que representa 44,28% do público alvo imunizado contra gripe. Para ampliar esse índice, o município faz divulgação da Campanha contra a Influenza, por meio do site da Prefeitura, de faixas e banners nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em pontos estratégicos pela cidade, como praças.

Menor cobertura

Ferraz de Vasconcelos apresenta o pior desempenho da região, com apenas 27,36% do público alvo imunizado. Do total de 61.602 pessoas que deveriam estar imunizadas, apenas 26.212 estão protegidas contra a gripe. Para tentar melhorar esse quadro, a Secretaria de Saúde realiza ações como a aplicação de vacinas junto aos trabalhadores das indústrias do município, conforme disponibilidade de agendamento. Além disso, em ações realizadas aos sábados, como o 'Prefeitura No Meu Bairro', a Vigilância Epidemiológica promove a vacinação nos bairros visitados. Duas unidades de saúde também trabalham com horário ampliado até às 20 horas, sendo elas a UBS do CDHU e o CS-II, para dar oportunidade da população ser vacinada fora do horário habitual. 

Itaquá também apresenta uma cobertura vacinal abaixo da média regional, com apenas 35,57% da população vacinada. De acordo com a administração municipal, campanha de conscientização nas unidades de saúde e em escolas, divulgação nos canais oficiais e o "Dia D", promovido em junho, foram as medidas adotadas para garantir que mais pessoas recebam o imunizante.