A Ouvidoria da Prefeitura de Mogi das Cruzes divulgou nesta semana o balanço da participação dos munícipes que solicitam serviços. No comparativo do último bimestre deste ano, meses de abril e maio, com o mesmo período do ano passado, a taxa de resolução subiu 33,1%, passando de 44,3% (2022) para 59,0% (2023).
Ações como a mudança do atendimento para o térreo do prédio-sede e o lançamento do aplicativo Colab puxaram para cima a participação dos mogianos, segundo a prefeitura. Nos meses de abril e maio, a Ouvidoria recebeu cerca de 6 mil pedidos em seus canais de comunicação, demandas divididas entre pedidos de serviços de zeladoria, sugestões e até denúncias de maus tratos contra animais.
Seja pelo atendimento presencial ou digital, a Ouvidoria tem o objetivo de aproximar a população e a Prefeitura, trazer soluções e projetos mais abrangentes e representativos, estimular o desenvolvimento da cidadania, potencializar a igualdade e permitir um amplo mapeamento das necessidades em todo o município. A Carta de Serviços da Ouvidoria está disponível no site da administração (www.mogidascruzes.sp.gov.br).
A Ouvidoria é uma ferramenta assegurada pela Lei Federal 13.460, de 26 de junho de 2017, com o objetivo de garantir transparência aos serviços públicos por meio de informações sobre as formas de acesso, prazos, locais e documentações requisitadas.
Para abrir um protocolo junto a Ouvidoria é necessário informar alguns dados pessoais, como CPF, endereço e CEP e relatar o pedido. As informações não ficam expostas no registro, caso haja pedido de sigilo. Cada pedido tem um prazo para ser respondido, que é informado no primeiro atendimento. "É fundamental que o reclamante guarde o número do protocolo, pois somente assim é possível acompanhar o andamento da solicitação", complementa o diretor do Departamento de Defesa do Usuário do Serviço Público, Thiago Batalha.