Mogi - A estrada do Nagao, localizada no Cocuera, vem apresentando uma série de problemas, de acordo com relatos de um morador da região. Ronaldo Leme, líder comunitário do bairro, destacou que a estrada não tem manutenção e falta limpeza de vegetação, fazendo com que a sinalização fique comprometida e os pedestres dividam a estrada com os veículos.

O morador afirma que os problemas são recorrentes. "É lamentável eu ter que vir mais uma vez atrás de ajuda para o mesmo problema, algo que poderia ter sido resolvido há muito tempo atrás. A situação é a mesma desde 2021", disse.

Leme destacou a falta de sinalização adequada como o principal problema da estrada. "Essa é uma estrada perigosa, não tem placas indicando que as curvas são perigosas ou alertando o motorista a reduzir a velocidade. Fora a falta da roçada. A última vez que a prefeitura esteve no local foi em outubro do ano passado e até hoje não voltou", relatou.

Outra reclamação do líder comunitário é a falta de manutenção dos pontos de ônibus na via. "Nós não precisávamos nem que colocassem uma estrutura nova, mas que, pelo menos, fizessem a manutenção, pintando, dando uma cobertura adequada para os usuários do transporte público, isso já estava de bom tamanho". 

Ele relata que, ao lado de outros moradores, já fez várias reclamações à Prefeitura de Mogi, e no entanto, até o momento, nenhuma solução foi apresentada.

Vistoria

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Mogi informou que vem atuando em todas as regiões do município, com ações para implantação e revitalização da sinalização de trânsito, tanto horizontal (pintura de faixas, lombadas, etc) quanto vertical (placas). Com relação à estrada do Nagao, de acordo com a Prefeitura de Mogi, uma nova vistoria será realizada para o levantamento das necessidades da via e a programação de execução de intervenções.

Com relação aos pontos de ônibus, a pasta afirmou que possui projeto para ampliação do número de abrigos, com a modernização dos equipamentos e prioridade para as regiões de maior atendimento. O trabalho deverá ser feito em conjunto com a exploração publicitária das estruturas pela iniciativa privada, possível com a revisão realizada recentemente na Lei Mogi Mais Viva. Um chamamento público deverá ser aberto em breve.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana também destacou que a estrada do Nagao recebeu serviços de manutenção em julho de 2022, com poda de árvores, roçada, limpeza de acostamento e instalação de galeria. Em dezembro, novos serviços foram feitos, além da roçada manual, roçada mecanizada, poda de árvore e limpeza de acostamento, também foi realizada recomposição de talude, assim como o aterro e nivelamento de acostamento onde a geometria da via permitia. As equipes da Secretaria devem voltar a atuar no local na primeira quinzena de julho, dentro do cronograma de ações da pasta.

*Texto supervisionado pelo editor