Após o fechamento em 2019, o "Galpão Arthur Netto de Cultura e Cidade" volta a abrir as portas hoje, em Mogi das Cruzes. O evento de inauguração que contará com diversas atividades culturais. A recepção aos visitantes começa às 19 horas e a celebração se inicia às 19h30, com show da cantora e compositora Valéria Custódio, seguido de intervenções artísticas, às 20 horas, e encerramento com os cantores Victor Kinjo e Eduardo Colombo. às 21 horas. A programação segue até domingo (02/07) e as contribuições para entrada são espontâneas.

Para o proponente do Galpão, Manoel Lucena, as expectativas para a reinauguração são as melhores. "Espero que tenhamos aprendido com os erros que cometemos da primeira vez e consigamos nos planejar melhor e, sobretudo, possamos ampliar tudo o que o Galpão oferecia para a população e para a cidade. Espero que, para além de um palco de circulação de obras, espetáculos e um polo de educação artísticas, o Galpão possa ser um ponto de encontros da sociedade mogiana", disse.

Mesmo com o fechamento do espaço em dezembro de 2019, segundo Lucena, algumas atividades continuaram a acontecer de forma online durante a pandemia de Covid-19, atraindo público e audiência. Com o abrandamento do coronavírus, surgiram provocações para que o espaço voltasse a funcionar presencialmente. "E obviamente que, com a mudança de um governo que praticamente perseguia a cultura e artistas, para um que de maneira oposta apoia, acabou ajudando", afirmou.

Lucena entende que o atual cenário político e social é favorável para iniciativas culturais, inclusive em Mogi que, com a conquista de direitos e melhora do debate com o poder público. "Nós estamos em um lugar hoje que, mesmo com uma mudança de gestão, as pautas e o registro histórico desses debates fazem com o próximo governo não volte do zero, mas parta desse local de diálogo que a sociedade civil tem trazido já há algum tempo", salientou.

Destaque para a função do termo "Cidadania" que o nome do Galpão carrega. "Quando alugamos nosso primeiro galpão, lá em 2006, um mês depois o Arthur Netto foi agredido e infelizmente morreu. Então entendemos que nosso trabalho não é apenas arte e cultura, era sobretudo sobre cidadania, os direitos e deveres. A cidadania para nós é tão importante quanto a questão cultural", reforçou Lucena.

Como antes o galpão funcionará a partir de um conselho gestor e de um conselho consultivo, composto por mais de dez pessoas, tendo como três pilares a circulação de espetáculos, a residência de grupos artísticos e a formação de artistas com oficinas e workshops.

Programação

Além do cronograma de hoje, amanhã, às 16 horas, haverá apresentação musical do cantor Brenô seguido de um Sarau aberto ao público, com início às 17 horas. Já no domingo (2), as atividades começam às 16 horas, como show de Jonathan Silva, roda de capoeira às 17 horas, e Sarau Diversidade, organizado pelo Fórum Mogiano LGBT+, às 18 horas. O novo Galpão fica localizado na rua Rui Barbosa, 248, no centro.

*Texto supervisionado pelo editor