Pelo menos 7 mil passageiros serão beneficiados pela reforma da estação de trem Aracaré, em Itaquaquecetuba. O lançamento das obras foi realizado ontem, com a presença do secretário de Transportes do Estado, Marco Antonio Alssalve. Segundo ele, o investimento para a realização das melhorias, que incluem nova passarela, redução do desnível entre o trem e a plataforma e itens de acessibilidade, é de R$ 49 milhões, sendo que os trabalhos devem durar dois anos.

Durante o evento, que reuniu também o prefeito Eduardo Boigues (PP) e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALESP), André do Prado, foi detalhada a obra que será realizada no local. O projeto prevê a construção de um novo saguão superior para passageiros, de novas plataformas e passarela de pedestres, além de itens de acessibilidade, como elevador e rotas táteis, sala de supervisão operacional, bicicletário com 240 vagas e nivelamento entre o piso da plataforma e o trem, de modo que a distância seja de apenas 10 centímetros, sendo que hoje é de 45 centímetros aproximadamente  .

"Essa é uma grande vitória para a população de Itaquá, que agora terá mais segurança, mais acessibilidade e mais dignidade ao usar o transporte público. Fica aqui também o nosso compromisso de que a próxima reforma será na estação de Itaquá, que terá uma plataforma a mais, acessibilidade, copm elevadores e escadas rolantes, demonstrando nosso respeito ao usuário do transporte público", ressaltou Boigues.

Projeto da nova estação foi apresentado ontem
Projeto da nova estação foi apresentado ontem - Divulgação

Para André do Prado, o lançamento das obras em Aracaré foi um dia histórico para Itaquá. "É uma emoção poder participar de evento tão importante e simbólico. Há anos estamos nessa luta, trabalhando para que isso se tornasse realidade. A cidade sofreu longos anos com falta de investimentos e numa parceria muito correta e de alto nível político com o prefeito Boigues e o governo estadual, conseguimos trazer mais de R$ 1 bilhão para o município com obras de pavimentação, regularização fundiária, reforma das estações, saúde e outros melhorias", pontuou o deputado.

PAESE

Durante grande parte do tempo em que obra acontecer, a estação Aracaré ficará fechada e, para atender a população, a CPTM adotará o PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situações de Emergência), onde será oferecido transporte gratuito de ônibus para os passageiros até a estação Calmon Viana, em Poá, ou Itaquá. A expectativa é que a operação comece em até quatro meses, mas todos os detalhes e prazos serão divulgados em breve. 

Estação de Itaquá

Ainda durante o evento, Boigues anunciou que já está sendo feito o projeto básico para reforma da estação Itaquá em parceria com a CPTM. A expectativa é que até o final do ano seja lançado o edital para contratação do projeto Executivo. "Teremos a nova estação e também um terminal acoplado que será construído pela nossa gestão, garantindo mais conforto para os passageiros que utilizam os trens e ônibus", finalizou.