O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Mogi das Cruzes (Sintap) pretende reabrir as negociações com a prefeitura para discutir reposição de 4,5% no salário, além dos 9% definido como índice para revisão geral anual da remuneração da categoria já votado pela Câmara no final de abril.
De acordo com a entidade, apesar do índice ter sido aprovado em assembleia, grande parte da categoria não está satisfeita e reivindica 4, 5% de reposição linear das perdas salariais; vale alimentação e vale transporte para toda categoria; regulamentação do difícil acesso; transposição dos servidores regidos pelo regime CLT para o regime estatutário, além de outros tópicos de interesse para os servidores.
"Nós vamos aproveitar a reunião mensal, que em maio acontecerá no dia 10, e vamos solicitar a reabertura das negociações. Estamos também solicitando, de forma oficial, a participação dos vereadores mais uma vez para que nos ajudem nesse contato com o prefeito Caio Cunha, porque até hoje não tivemos nenhuma reunião diretamente com ele", pontuou o presidente do Sintap, Benedito Francisco de Souza Filho, o Ferrugem.
Questionada, a Prefeitura de Mogi informou que a negociação coletiva já foi finalizada, que "a reunião do dia 10 é um encontro mensal da comissão permanente de negociação, cuja pauta ainda não foi definida" e que vê o pedido de reabertura do debate como "natural do processo de negociação e de um governo de diálogo".
Desentendimento
O debate em função dos pedidos de reajuste gerou discussões entre o presidente da entidade e o secretário de Segurança de Mogi, Toriel Sardinha, que trocaram ofensas recentemente nas redes sociais e também pelo WhatsApp.
Ferrugem afirma ter sido ameaçado por Sardinha, que, inclusive, esteve na porta do sindicato. O secretario, por sua vez, disse que "em momento algum, ameaçou ou pretendeu agredir o presidente do sindicato. Após troca de mensagens em que o secretário se sentiu ofendido em sua honra, ele foi até o local indicado pelo sindicalista para conversar pessoalmente e buscar uma solução para o episódio".
O chefe da pasta informou ainda que registrou boletim de ocorrência contra Ferrugem por injúria, desacato e denunciação caluniosa, e que irá mover ações cível e criminal contra o sindicalista.