O Programa Nova Mogi de recuperação asfáltica chega esta semana à avenida Francisco Rodrigues Filho. A partir da última segunda-feira (29), tiveram início os serviços, que serão executados no período noturno (das 20h às 5 horas) para minimizar o impacto ao trânsito. A avenida passará primeiro pela fresagem, quando é feita a raspagem da antiga camada, para a posterior aplicação da nova massa asfáltica. As intervenções serão no trecho entre a rua Dr. Deodato Wertheimer e a rotatória próxima à ponte sobre o rio Tietê. Os serviços seguem por etapas em direção ao Mogilar. Ao longo desta extensão, os únicos pontos que não passarão por obras são a rotatória da praça Kazuo Kimura e a saída da passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu.

Já no Jardim Esperança, os serviços começaram na terça-feira (30), com serviços de fresagem na rua Matathias Nogueira Novaes. A aplicação da nova massa asfáltica deve ter início na quinta-feira (01/06). No mesmo dia, a rua Expedicionário Francisco Antônio Oliveira também começa a receber a fresagem para que a nova camada de asfalto seja aplicada depois - nesta rua, a previsão é que os serviços se estendam até a o dia 5 de junho.

Os trabalhos do Programa Nova Mogi também seguem em outros pontos da cidade, como na rua Vereador Jair Salvarani, no Socorro. A aplicação de massa asfáltica estava prevista para ser concluída nesta quarta-feira (31).

No Jardim Santa Tereza, os trabalhos de fresagem na rua Camargo estão previstos para 5 de junho e a aplicação da massa asfáltica no dia seguinte.

Em todos os trechos citados, os condutores devem ficar atentos. Isso porque, para a execução segura e mais rápida destes serviços, é preciso interditar parcialmente as vias conforme as obras avançam. Todos os trechos estarão sinalizados, inclusive com indicação de rotas alternativas.

Os ônibus que cumprem itinerário nestas regiões também adotam rotas alternativas à medida que as interdições forem necessárias. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana fará a sinalização para os motoristas.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana lembra que o cronograma dos trabalhos pode sofrer alteração por causa das condições climáticas.

"Gradativamente o Programa Nova Mogi vai chegando a diversos bairros da cidade para executar a recuperação asfáltica. Como a malha viária do município é muito antiga, estas ações são fundamentais para a segura viária e a fluidez do trânsito", orientou o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.

Programa Nova Mogi

O Nova Mogi tem investimento total de R$ 205,9 milhões, somando diferentes convênios e fontes de captação de recursos, incluindo também obras em estradas da cidade, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Ao todo, serão mais de 150 vias atendidas, numa extensão mínima de 130 quilômetros, alcançando 70% dos bairros da cidade. Trata-se do maior programa de recuperação asfáltica já lançado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e a previsão é que os trabalhos se estendam até o segundo semestre de 2024.