Mogi - A cidade recebeu na tarde de ontem (5) o selo prata da plataforma Connected Smart Cities, uma ferramenta que reconhece boas práticas em cidades inteligentes, concedido em parceria com a Spin - Soluções Públicas Inteligentes e a Urban Systems.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli, compareceu representando o prefeito Caio Cunha e recebeu oficialmente o selo: "Este é um reconhecimento muito importante para a cidade, que mostra como estamos conseguindo evoluir dentro de um novo modelo de gestão, que preza pelo desenvolvimento dos setores básicos, mas também pela tecnologia e pela inovação".
As cidades contempladas com o selo foram analisadas sob seis dimensões, sendo cinco autodeclaradas pelo município e uma avaliada a partir do resultado das cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities. As dimensões analisadas são: planejamento e governança da cidade inteligente, ecossistema de inovação, planejamento de infraestruturas e serviços de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), maturidade para parcerias e tendência de evolução no ranking.
O ranking Connected Smart Cities foi desenvolvido pela Urban Systems, em parceria com a Necta, com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. No recorte da economia, Mogi apareceu na posição 55, à frente de capitais como Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Recife (PE).
O selo e o ranking estão diretamente ligados ao evento Connectec Smart Cities, voltado para conexões e negócios das cidades inteligentes. E Mogi participou em dois paineis, um em que foi apresentado o case de sucesso da Ouvidoria Geral da Prefeitura e outro denominado Cidades Prósperas.
Paineis
A Ouvidoria Geral de Mogi foi apresentada no painel do Connected Smart Cities, com a participação do chefe de Divisão, Thiago Batalha. Responsável por um projeto que reformulou e dinamizou o atendimento, ele destacou a marca inédita de 81% das demandas respondidas aos munícipes, com um tempo médio de 15 segundos entre o contato inicial feito pelo cidadão e o atendimento telefônico. Entre as diversas ações executadas pela nova gestão, destacam-se a criação de uma equipe de fiscalização e o desenvolvimento de uma campanha motivacional.
No painel Cidades Prósperas, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli, pontuou como a inovação está no cerne do atual governo por meio de ações, como a reorganização administrativa que criou a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, a construção conjunta do Plano Plurianual, entre outras.