Santa Rita do Sapucaí (MG) está sendo palco Copa Sul-Americana Sub-17 e o Mogi Basquete é um dos grandes destaques da competição, que começou no dia 16 e segue até a próxima segunda-feira (28). Sob o comando técnico de Thiago Fernandes Padin, a equipe entrou em quadra seis vezes — e venceu todas as partidas. A campanha invicta garantiu vaga na semifinal do torneio, que acontece na tarde desta sexta-feira (25), com transmissão pelo canal do YouTube da Copa - https://www.youtube.com/@sula_tv
A competição reúne equipes de base de vários Estados brasileiros e países da América do Sul. A cidade-sede, conhecida por sua tranquilidade e vocação tecnológica, recebe os jogos nos ginásios do INATEL e Municipal, além de sediar desafios culturais e experiências interativas com o público.
Na avaliação do técnico, a atuação do Mogi Basquete vai além das vitórias. Segundo ele, o time mostra uma postura exemplar, com união, disciplina e energia positiva dentro e fora de quadra. O grupo chegou ao campeonato com apoio de familiares, comissão técnica, da comunidade mogiana e da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Para Padin, o incentivo do secretário Fred Abib e do secretário adjunto Guilherme Filipin tem sido essencial para garantir a presença e o bom desempenho da equipe na competição.
"Com seis jogos, seis vitórias e uma torcida orgulhosa, o Mogi Basquete Sub-17 segue escrevendo um capítulo memorável em sua trajetória — com suor, talento e muito apoio mogiano", destacou o técnico.
Torneio
A Copa Sul-Americana de Basquete, organizada pela Liga Paulista de Basketball em parceria com a Confederação Sul-Americana de Basquete (Consubasquet) e a Federação Internacional de Basquete (FIBA, em inglês) Américas, é considerada uma das mais importantes vitrines do esporte na base. O torneio promove intercâmbio técnico e social, e já revelou diversos talentos para o cenário nacional e internacional.
Em 2023, o Mogi Basquete foi vice-campeão na categoria Sub-16. "Agora, em 2025, a equipe volta ainda mais forte e determinada a fazer história. Faltam apenas dois passos para o título — e o sonho está mais vivo do que nunca", conclui Padin.