Mogi - A prefeitura de Mogi das Cruzes informou nesta semana que fechou o mês de agosto com 40.346 empresas ativas no município. A marca é considerada pela municipalidade a melhor alcançada neste ano e indicaria o momento de retomada econômica vivido
Em agosto, a cidade registrou 709 novas inscrições junto ao Cadastro Mobiliário Municipal, apontado como o melhor número dos últimos dois anos. Além disso, 42 inscrições que estavam inativas foram restauradas.
Segundo a administração municipal, o setor de prestação de serviços lidera o número de empresas, com 23.214 cadastros ativos, (57,5% do total). Na sequência, vem o Comércio, com 8.628 empresas; a Construção Civil, que reúne 3.223; a Indústria, com 2.722; a Agropecuária, com 2.328 inscrições; e outros setores que, somados, têm 231 cadastros.
Os números também se refletem na geração de empregos. Nos sete primeiros meses do ano, Mogi apresentou um saldo positivo de 5.590 vagas, índice 24,25% maior que no ano passado. Os destaques são os setores de Serviços (saldo de 2.815 vagas), da Construção Civil (1.316), Comércio (907) e Indústria (562).
"Isso significa mais investimentos na nossa cidade, mais empregos criados, mais desenvolvimento e a economia girando. Nós temos investido esforços para criar um ambiente favorável para as empresas em nossa cidade e os resultados estão aparecendo", destacou o prefeito Caio Cunha (Pode).
A prefeitura afirmou que vem realizando também ações visando o fomento de negócios, a atração de novos investimentos e a capacitação de mão de obra para diversos setores como o curso de soldadores realizado em parceria com o governo do Estado e a AGência de Fomento Empresarial (AGFE), além de ações de infraestrutura como no distrito industrial do Taboão,
Outra iniciativa da Prefeitura é a capacitação de trabalhadores. No dia 22 de setembro, a primeira turma do curso de soldadores, uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação com o governo do Estado e a Agência de Fomento Empresarial (AGFE) para 50 estudantes que estão aptos ao mercado de trabalho local.
A municipalidade também ressaltou medidas voltas ao empreendedorismo, como as duas unidades do programa "Sebrae Aqui", a regularização de microempreendedores individuais (MEIs) e o atendimento na Sala do Empreendedor, entre outros.