Mogi - A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou na tarde de ontem uma moção de apelo ao governo do Estado para obras de esgotamento sanitário nos bairros da região conhecida como "Divisa", nos limites entre Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Suzano.

A moção, de autoria do vereador José Luiz Furtado (PSDB), o Zé Luiz, pede ao governo do Estado para que dê andamento ao projeto assinado em 2013 para a implantação das redes de coleta de esgoto, com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população, que vem sofrendo com a falta de destinação adequada dos dejetos. No entanto, segundo o vereador, a implantação não contou com progressos por parte da empresa responsável, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Durante os debates, o autor da moção reforçou que a Sabesp deve atuar na região, com enfoque nos bairros Jardim Piatã I e II. "Há 20 anos nada foi feito, as pessoas estão abandonadas pelo poder público", afirmou o parlamentar.

Iduigues Martins (PT) corroborou as palavras do colega de Legislativo e relembrou que os moradores, há cerca de duas décadas, participaram de plebiscito para a definição da naturalidade dos bairros, e lembrou a ação de lideranças comunitárias pela questão do saneamento básico e do recente pedido por regularização nos horários de ônibus na área.

A vice-presidente da Câmara Municipal, Maria Luiza Fernandes (SD), a Malu Fernandes, reiterou o trabalho realizado pela deputada federal Tábata Amaral (PSB) para a recuperação de áreas na região da Divisa, e reforçou a importância de parcerias entre os entes públicos para a melhoria da qualidade de vida da população.