Alunos de creches e de uma escola municipal na região do Jardim Aeroporto falaram na última sexta-feira sobre seus desejos para o bairro. Esta é a segunda etapa de um projeto piloto, que está sendo desenvolvido pela organização CoCriança em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. A ação faz parte da construção de políticas públicas para a Primeira Infância, que tem mobilizado diferentes setores da Prefeitura de Mogi das Cruzes desde o ano passado. Ainda neste mês será realizado o 1º Festival de Artes da Primeira Infância.
A construção das políticas públicas municipais para a Primeira Infância tem avançado na cidade. O grupo de trabalho, organizado em um Comitê de Trabalho formado por técnicos de diferentes secretarias e um Comitê Gestor composto pelos secretários, está desenvolvendo ações e construindo o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), com apoio da Fundação Bernard van Leer. Mogi das Cruzes faz parte da rede Urban95, iniciativa da instituição holandesa desde julho do ano passado. No Brasil, são 24 cidades que participam da rede com foco na primeira infância.
A escuta dos pequenos mogianos faz parte deste trabalho. Na oficina desta sexta-feira (12/08), os desejos dos alunos foram ouvidos ao longo do trajeto pelo bairro. Luiz Miguel de Assis Pereira, aluno do Infantil IV do CEIM Profª Clara Rodrigues Nahum, achou a escola da irmã mais bonita e Ana Rita de Paula Santos, aluna do 3º ano da EM Profª Florisa Faustino Pinto, pensou em um lugar para passear com o cachorro. “Poderia ter uma sorveteria, algum lugar para ir com os cachorros”, disse. A visita também contou com a participação dos alunos e educadores da CEIM Prof. Cácio Costa Neves e CEIM Dirceu do Vale.
O projeto piloto no Jardim Aeroporto começou com um mapeamento do bairro pelas crianças no dia 5 de agosto. O objetivo é criar um projeto de intervenção replicável, contextualizado e integrado ao poder público, que parta da escuta e dos desejos das crianças. As próximas etapas serão a cocriação com as crianças e a apresentação e validação do projeto. A arquiteta e diretora de projetos da CoCriança, Camila Audrey Ferrara, destacou a importância do projeto. “É o reconhecimento de que a criança tem algo para dizer e a gente não sabe. Também se trata da educação cidadã da criança, ela se sente incluída, sendo vista e ouvida na cidade”.
1ª Festival de Artes da Primeira Infância
O 1º Festival de Artes da Primeira Infância faz parte do trabalho desenvolvido pelo Comitê Técnico. A programação será de 20 a 31 de agosto, com diversas atrações culturais nos quatro cantos de Mogi das Cruzes. Algumas atividades do Festival serão abertas a toda comunidade, e outras foram programadas exclusivamente para educadores e crianças matriculadas na rede municipal de ensino.
As atrações serão realizadas em diversos pontos do município, entre eles o Theatro Vasques, Centro Municipal de Formação Pedagógica (CEMFORPE), Casa do Hip Hop, Parque Centenário, Parque da Cidade, Pinacoteca, além de escolas e creches da rede. O Festival busca abrir debates e formações para pais, responsáveis e profissionais da área.
As atividades oferecidas pelo Festival visam ofertar diferentes linguagens artísticas ao proporcionar experiências e vivências necessárias ao desenvolvimento infantil. "O 1º Festival de Arte da Primeira Infância levará vivências artísticas variadas às crianças, como música, teatro, circo, entre outras. Só a arte tem a leveza e a alegria capazes de conquistar os pequeninos", afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Kelen Chacon.
Programação completa do 1º Festival de Artes da Primeira Infância