Alto Tietê - As prefeituras de algumas das cidades do Alto Tietê comentaram nesta semana o levantamento feito pelo Portal MogiNews/DAT acerca da variação da balança comercial dos municípios entre os meses de janeiro e julho deste ano, na comparação com o mesmo período no ano passado. As prefeituras destacaram as ações voltadas ao incentivo para o comércio exterior e desenvolvimento econômico.

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) avaliou que os produtos que tiveram mais destaque nas exportações no Alto Tietê foram: máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (21,5%), papel e cartão (19,8%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (8,8%), que foram enviados para os Estados Unidos, Argentina e Chile em sua maioria.

"Os dados da balança comercial mostram um avanço das indústrias da região, mas sabemos que o desenvolvimento não tem atingido todos os segmentos de maneira igual. As empresas enfrentam desafios como a falta de matéria-prima, a alta do dólar, dificuldades de logísticas e aumento do valor dos contêineres, que são fundamentais para o transporte", avaliou o diretor regional do Ciesp, José Francisco Caseiro.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Mogi das Cruzes, Claudemir de Menezes, destacou a superação dos tempos difíceis da pandemia de Covid-19, que afetou os postos de trabalho, e lembrou que a prefeitura tem trabalhado para estimular a economia.

"Temos frentes que envolvem a inovação, a capacitação de mão de obra qualificada, a criação de empregos, a desburocratização, o fomento e crédito para geração de emprego, o uso estratégico de dados e tecnologia, e o atendimento ao empresário, com consultoria, acompanhamento de processos e conexões com instituições e entidades de classe", detalhou.

Menezes reforçou que as ações contribuem para a solidificação do Índice de Confiança Empresarial (ICE), voltado à fluidez dos negócios na cidade, e que o aumento de exportações neste ano se dá por conta do aumento de transações com os países do continente americano com acessórios médicos, maquinário elétrico, instrumentos musicais e insumos para fotografia, produtos da indústria química e derivadas.

Em Suzano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego destacou que o parque industrial contribuiu para o nível elevado de exportações, e que parte do empresariado está estimulada a negociar no mercado externo em virtude da alta do dólar. Também há o estímulo à exportação junto ao pequeno e médio empresário em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, reforçou atividades como o apoio ao programa InvestSP, que prepara empresas de pequeno porte ao mercado internacional, além do evento Geração de Negócios Através do Networking Profissional, em 2021. A cidade tem aproximadamente cem indústrias com foco na importação ou exportação de produtos e serviços.